OEI – Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura

A Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) é o organismo de caráter governamental para a cooperação entre os países ibero-americanos no campo da educação, da ciência, da tecnologia e da cultura no contexto do desenvolvimento integral, da democracia e da integração regional.

Criada em 1949, a OEI é integrada por Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Chile, República Dominicana, Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, Guiné Equatorial, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, Porto Rico, Uruguai e Venezuela.

Com sede em Madri, na Espanha, a Organização conta com escritórios regionais na Argentina, no Brasil, na Colômbia, em El Salvador, na Espanha, no México e no Peru, assim como escritórios técnicos no Chile, em Honduras, na Nicarágua e no Paraguai. O Escritório Regional de Brasília existe desde 2004.

O financiamento da OEI e de seus programas é feito mediante quotas obrigatórias dos Estados-membros e de suas contribuições voluntárias, bem como recursos provenientes de instituições públicas e privadas interessadas na realização de projetos para o melhoramento da qualidade educativa e no desenvolvimento científico tecnológico e cultural.

Em 2011, foi aprovado acordo de cooperação técnica entre Sebrae e OEI objetivando potencializar a capacidade operativa do Sebrae na execução do projeto Plataforma de Colaboração para Difusão e Implantação de Iniciativas de Apoio às Micro e Pequenas Empresas.

Em 2008, foi aprovada a assinatura do acordo entre Sebrae e OEI e a ABC para a execução do projeto Sistema Regional e Informações e Aprendizagem para o Desenho de Políticas Públicas de Apoio à Micro, Pequena e Média Empresa.

Fonte: OEI e Sebrae.

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