CEPAL – Comissão Econômica para a América Latina

A Comissão Econômica para a América Latina (CEPAL) é a comissão regional das Nações Unidas que tem como objetivo de promover o desenvolvimento latino-americano mediante a cooperação econômica e a integração regional.

Para isso, a CEPAL realiza estudos, pesquisas e análises regionais. Também presta serviços de assessoria a governos e desenvolve programas e projetos de cooperação técnica. Além disso, organiza conferências, reuniões, workshops, simpósios e seminários.

Criada em 1948 pelo Conselho Econômico e Social das Nações Unidas, a CEPAL está constituída por 44 países e oito territórios. Além dos países da América Latina, fazem parte da Comissão Canadá, Espanha, Estados Unidos, França, Itália, Japão, Países Baixos, Portugal e Reino Unido.

Com sede em Santiago, no Chile, a CEPAL possui representações em Bogotá, na Colômbia, Brasília, no Brasil, Buenos Aires, na Argentina, Cidade do México, no México, Montevidéu, no Uruguai, Porto-da-Espanha, em Trinidade e Tobago, e Washington DC, nos Estados Unidos.

Além da participação de representantes do Sebrae em oficinas e reuniões organizadas pela CEPAL, em 2001, Sebrae e CEPAL assinaram acordo de cooperação, no âmbito do qual foram realizadas duas edições do Curso de Pós-Graduação em Gestão de Projetos de Desenvolvimento de Arranjos Produtivos Locais – APL, em 2004 e 2005, respectivamente.

Houve também, em 2004, a realização da Oficina Latino-Americana de Arranjos Produtivos Locais.

Vale mencionar também que, em 2002, Sebrae e CEPAL celebraram convênio objetivando a execução das seguintes atividades: Observatório de Políticas em Relação às Pequenas e Médias Empresas em Países Selecionados, Análise dos Fluxos de Comércio Recente no Mercosul, Nota Metodológica sobre a Formação de uma Rede de Laboratórios e Dados e Análises sobre Micro, Pequenas e Médias Empresas nos Países do Mercosul.

Fonte: CEPAL e Sebrae.

Link externo para CEPAL – Comissão Econômica para a América Latina