22@UrbanLab – inovação e revitalização de espaços urbanos

Laboratório de inovação urbana que inova e revitaliza espaços públicos em prol de empreendedores e moradores

Durante a década de 1980, o antigo pólo industrial têxtil de Barcelona sofria processo de marginalização acentuado, desencadeado por crise no setor, caracterizada pela capacidade ociosa e pelo baixo grau de ocupação das fábricas, bem como a insegurança e o desemprego.

Nesse contexto, a 22@Barcelona inovou e revitalizou essa área, revertendo o cenário e reforçando a importância de aproximar governo e empresários, pois parte das soluções para problemas de políticas públicas são propostas por empreendedores de pequeno porte, que, assim, auxiliam na construção das regras para a utilização e a ocupação dos espaços da cidade de Barcelona, garantindo serviços e equipamentos urbanos de qualidade, bons espaços públicos, a preservação do meio ambiente, entre outros benefícios.

Nome: 22@UrbanLab – Laboratório de Inovação Urbana de Barcelona

Proponente: 22@Barcelona

Setor/Segmento: Multissetorial

Contexto Geográfico: Espanha

Referência Temporal: desde 2008

Motivada pelos Jogos Olímpicos de 1992, a prefeitura de Barcelona promoveu programa de revitalização econômica, social e urbanística na cidade, especialmente em seu Distrito 22.

As mudanças promovidas foram orientadas a fim de criar uma região com infraestrutura de ponta, que combinasse espaços públicos e privados, com áreas verdes coletivas, e atraísse indústrias, instituições de ensino e pesquisa e serviços de apoio, gerando sinergias e estimulando a criação de uma sociedade intensiva em conhecimento.

Baseada no conceito de cidade inteligente, a prefeitura seleciona projetos de pequenas empresas ainda não lançados no mercado em diversas dimensões como desenvolvimento urbano, mobilidade, ecologia e aplicação das TIC (tecnologias da informação e comunicação).

Além de testarem seus produtos e serviços, os empreendimentos recebem suporte técnico como diagnóstico de gestão, participação em cursos e treinamentos e consultorias oferecidas por agências e parceiros da prefeitura, como a agência de desenvolvimento Barcelona Activa.

Por se tratar de projeto ainda em fase piloto, os resultados sobre o desempenho das empresas após o período de teste ainda não estão disponíveis.

Desde 2008 já foram 43 projetos apoiados em domínios como comunicações, mobilidade e meio ambiente.

Nos últimos anos têm surgido no Brasil diversas iniciativas que visam engajar a sociedade civil na solução para provisão de bens públicos e que se baseiam em princípios similares ao Barcelona Urban Lab.

É preciso considerar que, por envolver a ocupação de espaços públicos, a colaboração de instituições governamentais é essencial. Também é importante considerar o fato de que a cidade de Barcelona experimenta processo de longo prazo de estímulo a indústrias tecnológicas. Por isso, os serviços complementares oferecidos aos projetos selecionados devem levar em conta o perfil de concentração industrial local e a disponibilidade de serviços intermediários, como fontes alternativas de financiamento, o potencial de clientes e parceiros, etc.

Baixe aqui o resumo da “Prática” no formato PDF

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