TNP – redes de formação

Programa que apoia pequenas empresas buscando aumentar suas competências para fomentar a competitividade nacional

Percebendo a necessidade de consolidar as empresas irlandesas pela sua capacidade competitiva e, principalmente, por influência do cenário econômico desfavorável, a Skillnets, empresa estatal responsável pela capacitação de pequenos empresários na Irlanda, lançou o Programa Redes de Formação (TNP – Training Networks Programme), que busca promover a formação para o aumento das competências empresariais como elemento-chave de sustentação da competitividade nacional.

O programa mobiliza grupos de empresas que se unem em redes para realizar cursos e treinamentos inter-organizacionais. Uma vez formadas, as redes são lideradas e administradas pelas próprias empresas que as constituem.

Nome: Programa Redes de Formação (TNP)

Proponente: Skillnets

Setor/Segmento: Educação

Contexto Geográfico: Irlanda

Referência Temporal: desde 1999

A prática nasceu da necessidade de consolidar as empresas irlandesas pela sua capacidade competitiva e, principalmente, por influência do seguinte contexto:

  • Enfraquecimento da economia;
  • Facilidades de crédito inadequadas para as micro e pequenas empresas, o que dificulta a manutenção dos orçamentos previstos para treinamento;
  • Elevada taxa de desemprego, com forte emigração e aumento do número de desempregados.

As redes de aprendizagem são compostas por empresas com interesse comum por determinada formação.

Por meio da Skillnets Ltda., o governo irlandês contribui com no máximo 50% dos custos dos treinamentos e as empresas contribuem com o restante.

Em geral, cada rede fornada realiza as seguintes atividades:

  • Analisa e prioriza as necessidades de treinamento e desenvolvimento das empresas, avaliando a importância estratégica dessas necessidades prioritárias para a competitividade das mesmas;
  • Identifica soluções e mecanismos para atender a essas necessidades;
  • Organiza e implementa treinamentos;
  • Promove a colaboração, a atividade cooperativa, o intercâmbio de boas práticas e o compartilhamento de conhecimentos.
  • Monitora e mensura os resultados, fornecendo indicadores de desempenho e padrões de qualidade para a atividade de formação.

300 mil pessoas de 70.000 empresas em 400 redes.

O Brasil possui instituições semelhantes à Skillnets, como o próprio Sebrae, que podem se articular e se estruturar no sentido de oferecer programa semelhante.

O trabalho em rede vem cada vez mais sendo utilizado no Brasil e pode ser considerado mecanismo para impulsionar o ganho de competitividade dos pequenos negócios no país.

Além disso, em países de extensão continental, arranjos de capacitação em rede podem ser balizadores para o ganho de habilidades e competências nas empresas participantes.

Baixe aqui o resumo da “Prática” no formato PDF

Link externo para TNP – redes de formação