SBIR – inovação e tecnologia para pequenos negócios

Programa de pesquisa em inovação que busca fomentar a participação de pequenos negócios em iniciativas de pesquisa e desenvolvimento (P&D)

Apesar de possuírem grande potencial, diversos pequenos negócios deixam de investir em inovações tecnológicas devido aos altos custos envolvidos.

Para fomentar a participação de pequenos negócios, o governo-norte americano reserva porcentagem específica dos fundos federais destinados a iniciativas de pesquisa e desenvolvimento (P&D) para essas empresas, protegendo o segmento empreendedor e permitindo que pequenos negócios compitam com grandes empresas sob as mesmas bases.

Nesse contexto, a Agência de Pequenos Negócios (SBA – Small Business Administration) lançou o Programa de Pesquisa em Inovação em Pequenos Negócios (SBIR – Small Business Innovation Research Program), que consiste em apoiar a excelência científica e a inovação tecnológica por meio de fundos federais de investimento para fortalecer a economia nacional.

Nome: Programa de Pesquisa em Inovação em Pequenos Negócios (SBIR)

Proponente: Agência Norte-Americana para Pequenos Negócios (SBA)

Setor/Segmento: governo

Contexto Geográfico: Estados Unidos

Referência Temporal: 1982

O programa consiste em apoiar a excelência científica e a inovação tecnológica por meio de fundos federais de investimento para fortalecer a economia nacional.

As agências do governo federal norte-americano envolvidas no SBIR são responsáveis pela administração de seu próprio programa de acordo com as diretrizes estabelecidas pelo Congresso. Responsabilizam-se, portanto, por identificar os tópicos de interesse na pesquisa, receber as propostas por parte dos pequenos negócios e premiar os vencedores com base na qualificação, no grau de inovação, no mérito técnico e no potencial de mercado. Em seguida, os pequenos negócios iniciam um programa de três fases: 1) Fase de Startup com analise dos esforços de pesquisa propostos; 2) Continuação dos esforços de P&D e; 3) A inovação passa do laboratório para o mercado.

Desde sua implementação até os dias atuais, mais de 130 mil empresas foram beneficiadas pelo programa, totalizando investimento total superior a US$ 30 bilhões. Entre os casos de sucesso, empresas como Symantec, Qualcomm, Da Vinci e iRobot começaram suas atividades com fundos do SBIR.

No Brasil, entidades como o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a Agência Brasileira da Inovação (FINEP) e o Sebrae detêm jurisdições que encontram consonância com o modelo norte-americano de financiamento. Os ministérios brasileiros e demais órgãos governamentais também apresentam orçamento passível de financiamento de parcela significativa de demandas de mercado. A Lei da Inovação e demais instrumentos jurídicos reconhecem a importância de prover mecanismos de fortalecimento dos pequenos negócios mediante o fomento à inovação. O Brasil apresenta, portanto, capacidade organizacional, recursos e respaldo jurídico para implementação do programa.

Baixe aqui o resumo da “Prática” no formato PDF

Link externo para SBIR – inovação e tecnologia para pequenos negócios