OPTI – tecnologia para pequenos negócios

Observatório espanhol que prospecta novas tecnologias industriais e analisa tendências relevantes para pequenos negócios

Há algum tempo, o cenário tecnológico global, além de complexo, apresenta mudanças constantes. Isso faz com que tanto governo quanto pequenos negócios enfrentem sérias dificuldades na hora de escolher em qual tecnologia devem investir.

Para contornar esse cenário, foi criado, em 1997, o Observatório de Prospecção Tecnológica Industrial (OPTI), ligado ao Ministério da Industria, Turismo e Comércio da Espanha, com o objetivo de criar uma base de conhecimento sobre as tendências tecnológicas relevantes para o desenvolvimento das pequenas indústrias do futuro, que servirá de apoio para tomada de decisões sobre escolhas tecnológicas, tanto do governo, como da iniciativa privada.

Nome: Observatório de Prospecção Tecnológica Industrial (OPTI)

Proponente: Ministério da Industria, Turismo e Comércio da Espanha

Setor/Segmento: Indústrias de Alta Tecnologia;

Contexto Geográfico: Espanha

Referência Temporal: 1997

O OPTI tem como missão criar base de conhecimento sobre as tendências tecnológicas relevantes para o desenvolvimento das pequenas indústrias do futuro, que servirá de apoio para a tomada de decisões sobre escolhas tecnológicas, tanto do governo, como da iniciativa privada.

Na prospecção dessas novas tecnologias, o OPTI utiliza diversas metodologias, tais como: método Delphi, desenvolvimento de cenários futuros, roteiro de identificação de tecnologias. O Observatório também contra com o auxílio de diversos especialistas da área.

O OPTI realizou estudos prospectivos e identificou vocações e nichos de mercado para pequenas empresas em quase todas as 17 comunidades autônomas espanholas. A experiência no estudo de tecnologias futuras levou o OPTI a participar do processo de desenvolvimento do Plano Nacional de Inovação 2008-2011 do Governo da Espanha. Os recursos totais investidos no OPTI atingiram cerca de um milhão de euros (€ 1.000.000).

O OPTI pode servir como referência de política governamental que conta com a participação de diversos atores públicos e privados para a prospecção de oportunidades tecnológicas para os pequenos negócios. Tal trabalho pode ser desempenhado no Brasil por instituições como o Sebrae, a Confederação Nacional da Indústria, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial, entre outras.

Baixe aqui o resumo da “Prática” no formato PDF

Link externo para OPTI – tecnologia para pequenos negócios