Findeter – financiamento para a reconstrução e a mitigação de mudanças climáticas

Estratégias e produtos financeiros que fomentam práticas eficientes, limpas e inovadoras

A Colômbia representa apenas 0,37% das emissões mundiais de gases de efeito estufa. No entanto, por ser um país equatorial, sente as mudanças climáticas mais acentuadamente. Os riscos e a vulnerabilidade gerados por essas mudanças foram evidenciados, ao final de 2010 e início de 2011, com o fenômeno La Niña, que causou deslizamentos, erosões, inundações e avalanches em todo o país afetando milhões de pessoas.

Para minimizar impactos ambientas e sociais, foram criadas linhas de financiamento para a reconstrução e a mitigação das mudanças climáticas com o objetivo de fomentas práticas eficientes, limpas e inovadoras.

Nome: Linhas de Financiamento para Reconstrução e Mitigação de Mudanças Climáticas

Proponente: Financiadora de Desenvolvimento Territorial (Findeter)

Setor/Segmento: Prestação de serviços financeiros e técnicos aos setores público e privado, dentro do marco de políticas públicas de Estado.

Contexto Geográfico: Colômbia

Referência Temporal: 2011

A mudança climática é considerada a maior ameaça produzida pela degradação ambiental. Esta alteração do regime climático tem sido influenciada por emissões naturais e antrópicas de gases de efeito estufa.

O risco e a vulnerabilidade de países equatoriais se evidenciaram na Colômbia ao final de 2010 e começo de 2011 com  o fenômeno La Niña, o que resultou deslizamentos, inundações, erosões e avalanches em todo o território nacional com milhões de pessoas afetadas.

A instituição financia projetos para a reconstrução de áreas afetadas por mudanças e desastres climáticos, assim como projetos que busquem mitigar esses problemas ou que proponham ações sustentáveis.  Em ambos os casos, é preciso que os interessados cumpram com os pré-requisitos da linha de financiamento proposta.

Desde sua criação a linha com taxas compensadas para a reconstrução apoiou 43 projetos no montante de US$ 245 milhões.

Outros 21 projetos, no total de US$ 177 milhões encontravam-se em processo de avaliação ou estruturação.

As linhas especiais de eficiência energética e mitigação das mudanças climáticas podem ser replicadas em entidades financeiras interessadas em gerar um desenvolvimento sustentável nas regiões em convergência com suas políticas voltadas a atitudes de valorização e respeito ao ambiente.

Vale ressalvar que persistem deficiências das políticas públicas no Brasil preventivas as mudanças climáticas e para a reconstrução de infraestrutura territorial. Os impactos dessas deficiências se manifestam no tecido produtivo local o que eleva a importância do tema para o país e principalmente para os pequenos negócios.

Baixe aqui o resumo da “Prática” no formato PDF

Link externo para Findeter – financiamento para a reconstrução e a mitigação de mudanças climáticas