Vale do Silício – redes para a inovação

Área na Baía de São Francisco, Califórnia, Estados Unidos onde redes multiculturais e multisetoriais produzem conhecimento, geram inovação e atraem investimentos há décadas

A região é conhecida por desenvolver modelos acessíveis de financiamento para projetos de tecnologia, as chamados Startups Companies, sendo hoje uma das maiores aglomerações de empresas com domínio de tecnologia de ponta do mundo.

Área na Baía de São Francisco, Califórnia, Estados Unidos, onde redes multiculturais e multisetoriais produzem conhecimento, geram inovação e atraem investimentos há décadas.

A região, atualmente uma das maiores aglomerações de empresas com domínio de tecnologia de ponta do mundo, teve início em 1950 com a indústria bélica e se reinventa a cada momento para continuar produzindo conhecimentos de ponta e inovação, bem como atrair investimentos.

A organização em redes é elemento crucial para a dinâmica de funcionamento do Vale do Silício, uma vez que a proximidade permite o intercâmbio entre empresas, instituições de pesquisa de ponta, jovens empreendedores e outros potenciais agentes de inovação. Ao fomentar a criação de redes, o Vale do Silício constitui solo fértil para a produção de conhecimento e, principalmente, para a inovação. Esta forma de organização é particularmente bem adaptada a ambientes onde o conhecimento é o insumo indispensável para o processo produtivo.

De acordo com Índice do Vale do Silício (2012), a região ocupa área de aproximadamente três mil quilômetros quadrados e possui uma população estimada em três milhões de pessoas, das quais 35% são estrangeiros. Áreas de alta tecnologia, ciência e engenharia são responsáveis por 16% dos postos de trabalho. Em 2010, os investimentos de capital de risco aumentaram 5%, alcançando US$ 5,9 milhões; ocorreram 11 aberturas de capital (Oferta Pública Inicial) e 960 operações de fusões e aquisições. Somente o Vale do Silício atraiu 27% de todo o investimento dos EUA.

A dinâmica do Vale do Silício dificilmente será reproduzida em outro lugar. No entanto, elementos que contribuiram para o sucesso da região podem ser incentivados no Brasil, tais como o multiculturalismo e a parceria academia-empresas-sociedades.