Grameen Foundation

Organização que ajuda as pessoas mais pobres do mundo a atingirem seu pleno potencial, conectando suas determinações e habilidades com os recursos de que necessitam.

A Grameen Foundation é uma organização global sem fins lucrativos que auxilia as pessoas mais pobres do mundo a atenderem suas próprias necessidades. A Fundação acredita que todos têm o desejo de melhorar suas vidas e que mesmo os mais pobres podem alcançar seu potencial máximo se providos de acesso às informações e ferramentas corretas. Dessa forma, a organização trabalha promovendo acesso a serviços financeiros essenciais e informações sobre agricultura e saúde e desenvolvendo ferramentas para melhorar a eficácia das organizações centradas na questão da pobreza.

Prática: Fundação Grameen (Grameen Foundation)

Instituições:

  • Proponente: Fundação Grameen
  • Executora: Fundação Grameen
  • Parceira(s): KyushuUniversity, Rikkyo University, Yunus Centre, Yunus Social Business e outrasempresas do grupoGrameen (Grameen Bank)

Público-alvo: pessoas pobres e organizações centradas na questão da pobreza

Escopo Geográfico: abrangência global, mas o foco é em regiões mais necessitadas: África, América, Ásia e Índia.

Referência Temporal:

  • Fundada em 1997.

A missão da Fundação Grameen é capacitar os mais pobres a criar um mundo sem pobreza, por meio da disponibilização de ferramentas e informações fundamentais. A organização utiliza uma abordagem inspirada pelo ganhador do prêmio Nobel Professor Muhammad Yunus e pelo Banco Grameen, que consiste em focar no aproveitamento dos pontos fortes subvalorizados dos pobres.

A Organização trabalha em quatro áreas principais de auxílio aos pobres:

  • Serviços financeiros: com parceria com bancos comerciais, operadores móveis, instituições de microfinanças, cooperativas agrícolas e outras instituições. A Fundação trabalha no desenvolvimento de ferramentas financeiras confiáveis que ajudam os pobres a criar negócios, construir poupanças, gerenciar o seu dinheiro e fazer planos para o futuro.
  • Saúde: por meio do desenvolvimento de tecnologias móveis para melhorar o atendimento ao paciente, aumentar a eficiência dos agentes de saúde e tornar a informação médica relevante e de fácil acesso.
  • Agricultura: por meio da disponibilização de informações e serviços financeiros relevantes, oportunos e factíveis aos agricultores através de aplicativos para celulares e redes humanas, possibilitando o aumento de suas produtividades e rendas para melhorar suas vidas.
  • Ferramentas para organizações de combate à pobreza: por meio de financiamentos, ferramentas de gerenciamento móvel e de medição da pobreza, voluntários qualificados e recursos de capital humano, a Fundação auxilia essas organizações, contribuindo para a melhoria de suas operações e para o aprofundamentode seu impacto.

 

O trabalho é realizado com a parceria de empresas do setor privado, organizações não-governamentais, agências governamentais e outros, para possibilitar um impacto duradouro nas regiões de atuação.

 

Produtos e serviços:

Os produtos e serviços são desenvolvidos para reduzir a pobreza de forma mensurável.

  • Os produtos Growth Guarantees e Progress out of Poverty Index™ (PPI™) são utilizados nos setores de micro financiamento e de empreendimentos sociais.
  • As iniciativas MOTECH e Community Knowledge Worker estão estabelecendo a reputação da Grameen Foundation como um líder em inovação no uso de dispositivos móveis para o desenvolvimento, combinando o poder do telefone móvel e redes humanas locais para servir os mais pobres em regiões rurais de difícil acesso e ajudando-os a combater o fardo de “pobreza de informação”.
  • Por intermédio do Bankers without Borders, da Human Capital Hub e daTaroWorks, ajudam-se outras organizações a aproveitar talentos qualificados para apoiar a sua missão e gerenciar sua força de trabalho remotamente.

Resultados alcançados (parciais ou finais)

  • 9,4 milhões de pobres do mundo têm sido ajudados pelos parceiros IMF (instituições de micro financiamento), habilitando-os a começar a sua jornada para sair da linha da pobreza.
  • Mais de 1,2 milhões de novos mutuários receberam microcrédito por meio do programa de Garantias de Crescimento.
  • US$ 225 milhões em moeda local foi alavancado por meio do programa de Garantias de Crescimento para apoiar programas de microfinanciamento para 28 organizações centradas na pobreza em 13 países.
  • Mais de 200 mil produtores rurais pobres têm sido ajudados por mais de 1.100 Community Knowledge Workers (CKWs) em Uganda.
  • Preços 22% mais altos foram auferidos pelos agricultores que tiveram acesso a um CKW (tipo de alimento), em comparação com aqueles que não tiveram, enquanto os níveis de conhecimento desses agricultores aumentaram 17%.
  • Líderes de mais de 270 programas de combate à pobreza melhoraram a sua estratégia para atender às necessidades dos pobres, transformando em dados reais e objetivos as informações relacionadas à pobreza obtidas no Progress dout of Poverty Index®, uma ferramenta de medição da pobreza simples disponível em 46 países.
  • Mais de 100.000 horas foram contribuídas por mais de 700 voluntários da Bankers without Borders® em 600 projetos em todo o mundo – uma contribuição de serviços no valor de $ 5,5 milhões.

Considerando que, de acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), atualmente existem mais de 10 milhões de pessoas abaixo da linha da pobreza no Brasil, essa prática seria de grande aplicabilidade no país. Uma possibilidade é a conecção com o programa “Brasil sem Miséria”, lançado em 2011, que contempla atividades semelhantes, uma vez que tem como objetivo elevar a renda e as condições de bem-estar da população.