Cadeias Produtivas – liquidez para pequenos negócios

Programa que antecipa eletronicamente a pequenos empresários recebíveis por meio de intermediários financeiros

O Programa Cadeia Produtiva da Nacional Financeira de México (Nafin) oferece a empresários de pequeno porte acesso a plataforma eletrônica por meio da qual obtém liquidez sobre suas contas a receber, sem esperar pela data de pagamento, e sem custos. Basta fazer parte de alguma cadeia produtiva afiliada.

A Nafin também oferece capacitações para o incremento das oportunidades de negócios e crédito para a melhoria das relações comerciais.

Nome: Programa Cadeias Produtivas

Proponente: Nacional Financeira de México (Nafin)

Setor/Segmento: Multisetorial

Contexto Geográfico: México

Referência Temporal: desde 2001

A falta de financiamento empresarial no México, que gerou problemas de baixa liquidez entre os pequenos negócios, motivou a criação do Programa Cadeias Produtivas pela Agência Nacional Financeira do México (Nafin).

Cadeias produtivas são formadas por grande empresa âncora comprometida com o desenvolvimento de sua rede provedora de forma a estabelecer relações comerciais de longo prazo.

Para participar do programa, a pequena empresa deve comprovar que é fornecedora para outra empresa âncora ou órgão do governo que faça parte do programa. Deve, igualmente, receber a aprovação da empresa ou órgão para a qual fornece serviços ou produtos.

Não há custos para o ingresso no programa. Basta apresentar a documentação solicitada e ser empresa ou pessoa física com atividade empresarial legalmente constituída no México.

A pequena empresa fornecedora tem como benefícios liquidez para realizar mais negócios, redução de gastos de cobrança, melhoria na eficiência do capital de trabalho, além de realizar as transações em um sistema amigável, receber capacitação e criar um histórico de crédito que lhe permite obter melhores condições em financiamentos.

Por outro lado, as empresas âncoras desenvolvem sua rede de fornecedores e reduzem custos, riscos e tempos de operação.

Entre 2007 e 2010, o programa representou mais de 28% do total de crédito ao setor privado no México. Entre 2008 e 2009 esse saldo cresceu a taxas reais de 38% anual.

Instituições financeiras no Brasil podem oferecer financiamentos com vistas a aumentar a liquidez de pequenos negócios e, assim, contribuir para torná-los mais competitivos e sustentáveis, desde que respeitada a legislação brasileira.