Arena – inovação em rede

Iniciativa que potencializa a inovação por meio da formação de redes

O Arena é um programa nacional, realizado pela Agência de Inovação da Noruega, por meio de seus escritórios regionais, em parceria com o Conselho de Pesquisa da Noruega e a Corporação para o Desenvolvimento Industrial da Noruega (SIVA), com recursos do Ministério do Comércio e da Indústria e do Ministério de Governos Locais e Desenvolvimento Regional, para o desenvolvimento de redes empresariais ou industriais setoriais ou temáticas.

Destina-se a promover mais inovação por meio da colaboração e da cooperação entre empresas e indústrias, instituições de pesquisa e desenvolvimento (P&D) e o setor público.

Tem como público-alvo as comunidades empresariais regionais que possuem negócios organizados em redes setoriais e centros tecnológicos, com potencial para a inovação e a criação de valor.

Oferece apoio financeiro e profissional para a implementação de projetos de desenvolvimento que durem de 2 a 5 anos.

Atualmente, apoia 25 clusters regionais.

Nome: Arena – inovação em redes

Proponente: Agência de Inovação da Noruega

Setor/Segmento: Multissetorial

Contexto Geográfico: Noruega

Referência Temporal: desde 2004

O Programa Arena surgiu da necessidade integrar as empresas e as indústrias com potencial para a inovação e a criação de valor com centros de pesquisa e desenvolvimento (P&D).

O programa é orientado para atender redes de empresas ou indústrias com diferentes níveis de organização.

Chamadas anuais atraem projetos de diversos tipos, em estágios distintos, sendo comum e incentivada a realização de benchmarking com outros clusters nacionais ou internacionais.

O programa financia até 50% dos recursos necessários para o desenvolvimento de projetos, que duram até três anos, podendo ser estendidos por mais dois.

São financiados projetos de marketing que visam recrutar novas empresas para fazer parte dos clusters, bem como projetos para a organização de eventos (treinamentos, oficinas, conferências) com vistas ao compartilhamento de conhecimentos e à formação de networking entre os membros dos clusters.

Além de suporte financeiro, o programa oferece diversos serviços especializados, tais como: consultorias e estudos; cursos, oficinas, seminários e conferências, sobre gestão de projetos e temas considerados importantes para o desenvolvimento de clusters; bem como website onde são disponibilizas informações de interesse geral e experiências exitosas.

Formação de diversos clusters regionais em diversas áreas. Atualmente o programa apoia 25 clusters regionais.

Instituições brasileiras, públicas ou privadas, também podem promover a inovação fomentando a interação de empresas e industrias com institutos de pesquisa e desenvolvimentos por meio de redes temáticas ou setoriais, virtuais ou presenciais – o que em certa medida já existe no país. O Sebrae, por exemplo, desenvolve o Projeto “Rede de Serviços Tecnológicos – RST” concebido para aproximar centros tecnológicos e de pesquisas dos pequenos empreendimentos em diversos setores.

Baixe aqui o resumo da “Prática” no formato PDF

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