Cadeias Digitais de Valor – inovação, competitividade e crescimento empresarial

Programa que alavanca a integração de pequenos negócios em cadeias de valor globais por meio do uso inteligente das tecnologias da informação e da comunicação (TIC)

A iniciativa consiste na criação de “ações de demonstração” que catalisam a criação de “quadros interoperáveis de negócios” e facilitam a integração virtual de pequenos negócios a cadeias de valor digitais lideradas por grandes corporações, gerando oportunidades para que empresas, especialmente as de pequeno porte, entrem em novos mercados.

Inicialmente foram implementadas ações de demonstração nos seguintes setores: automotivo, moda, transporte e logística, turismo, indústria agroalimentar e construção.

Nome: Integração de pequenas e médias empresas em cadeias globais de valor digitais

Proponente: Comissão Europeia

Setor/Segmento: Multissetorial

Contexto Geográfico: Europa

Referência Temporal: 2008-2014

O uso inteligente das tecnologias da informação e da comunicação (TIC) por empresas é fator crítico para a inovação, a competitividade e o crescimento empresarial. Ao não aproveitar as vantagens que essas tecnologias oferecem, empresas perdem oportunidades e podem estar fadadas ao insucesso.

Para integrar pequenas e médias empresas em cadeias digitais de valor, e melhor posicioná-las no ambiente de negócios globalizado e virtualizado, a Comissão Europeia lançou “ações de demonstração” que tinham como objetivo catalisar a criação de “quadros interoperáveis de negócios”.

Isso não significa que não existam desafios para concretizar plenamente as potencialidades das TIC tais como questões técnicas, o fato de que os benefícios poderem não ser distribuídos igualmente entre as partes interessadas, e a existência de mentalidades ainda resistentes à inovação.

As “ações de demonstração” fornecem:

  1. Ações de conscientização;
  2. Análise de mercado;
  3. Demonstrações e pilotos;
  4. Estrutura para a interoperabilidade;
  5. Modelo de governança para a manutenção e a evolução das cadeias digitais de valor.

Ganhos significativos de eficiência
Integração mais rápida e acessível
Redução de custos
Melhor gestão do tempo
Comunicação livre de bugs
Produção orientada para a demanda
Melhor atendimento ao cliente
Novas oportunidades de negócios
Melhor tempo de mercado

Até 2013, cerca de 20.000 pequenas empresas foram beneficiadas pela iniciativa.

Apesar das grandes diferenças existentes entre o universo europeu e o brasileiro, o desenho das “ações de demonstração” indica que iniciativas de harmonização de plataformas tecnológicas devem ser aplicadas setorialmente, a fim de melhor adaptar as necessidades e interesses dos agentes de mercado.

Baixe aqui o resumo da “Prática” no formato PDF

Link externo para Cadeias Digitais de Valor – inovação, competitividade e crescimento empresarial