Sistemas Nacionais de Inovação – SNI

O documento identifica referências internacionais sobre Sistemas Nacionais de Inovação (SNI). A intensão da pesquisa é entender como os países com alto nível de inovação sistematizam e implementam leis e programas de incentivo, considerando os diversos atores do ecossistema de ciência e tecnologia.

O SNI é um grupo articulado de instituições dos setores público e privado cujas atividades e interações transformam idéias em processos, produtos ou serviços. São universidades, laboratórios de pesquisa, instituições, governos e empresas, que viabilizam que projetos de ciência sejam convertidos em inovação e, consequentemente, em fator competitivo.

A atuação do SNI no Brasil foi decisiva para a redução dos obstáculos legais e burocráticos, por meio da aprovação do Código de Ciência, Tecnologia e Inovação (Lei número 13.243/2016). Entretanto, tais avanços ainda não impactaram na classificação do Brasil no Índice Nacional de Inovação de 2017, elaborado pela Universidade de Cornell, Insead e pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI). Desde 2016, o Brasil está na 69ª posição entre 130 países.

Para a definição dos países pesquisados teve por base indicação da UAITS, o Índice Nacional de Inovação e a Plataforma de Políticas de Inovação, desenvolvida pelo Banco Mundial e pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Tal plataforma disponibiliza indicadores sobre implementação e avaliação de políticas de inovação, apresenta estudo sobre as principais tendências globais de políticas públicas do setor, e comparativo com a média da OCDE com relação à alocação de recursos públicos e instrumentos de financiamento.  Considerando que o Brasil possui um SNI incipiente e pouco eficiente, o Sebrae pode assumir papel articulador entre diversos atores do sistema, considerando que tem parceria e projetos com grande parte das instituições, contribuindo para a maior aproximação entre centros de pesquisa, empresas e governo.

Serviço

Publicação: Sistemas Nacionais de Inovação – SNI (em português)

Autor: Unidade de Assessoria Institucional do Sebrae Nacional (UARI)

Ano: 2017