Retomando o Caminho para a Inclusão, o Crescimento e a Sustentabilidade

retomando o caminhoO presente estudo analisa os possíveis caminhos que o Brasil pode tomar para retomar o crescimento que havia ganhado desde o começo dos anos 2000, reduzido na recente crise econômica que criou a ideia de que os últimos 10 anos de avanços socioeconômicos foram uma ilusão. A solução encontrada pelo estudo é que o Brasil precisa ajustar sua política fiscal e seu modelo de crescimento, visando maior sustentabilidade.

As mudanças negativas na economia evidenciaram duas deficiências do modelo de desenvolvimento brasileiro: a incapacidade de manter um crescimento ligado à produtividade inclusiva e a relação entre a sustentabilidade dos compromissos de gastos públicos à luz do potencial de crescimento da economia. Assim, será essencial que o setor público encontre formas de redistribuir recursos para programas sociais em uma estrutura fiscal e macroeconômica sustentável.

O Grupo Banco Mundial enfatiza os amplos recursos naturais do país, sua liderança na agenda ambiental global e a necessidade de reformas para que além de ajustes fiscais, haja crescimento ‘’verde’’. Para isto, o estudo sugere três restrições prioritárias no Brasil para redução sustentada da pobreza e distribuição da prosperidade: a criação de oportunidades suficientes de empregos produtivos e bem remunerados para todos os brasileiros em idade de trabalho; maior eficiência e melhor direcionamento de gastos públicos; e gestão mais inteligente dos recursos naturais e maior rigor na atenuação da poluição ambiental e dos riscos de desastres naturais.

O estudo concluiu que, caso implementadas as reformas sugeridas, o Brasil poderá não apenas retomar o seus avanços, mas principalmente crescer de forma mais sustentável e inclusiva, atingindo, assim, todas as camadas sociais do país.

Serviço
Publicação: Retomando o Caminho para a Inclusão, o Crescimento e a Sustentabilidade (em português)
Autor: Grupo Banco Mundial
Ano: 2016