Relatório sobre Comércio Mundial 2017 – comércio, tecnologia e emprego.

A Organização Mundial do Comércio (OMC) publicou o Relatório sobre Comércio Mundial de 2017, identificando tecnologias e comércio como forças motrizes do crescimento econômico, bem como explorando seus efeitos no mercado de trabalho, em termos de empregabilidade e remuneração.

 

No documento são explorados os impactos das mudanças tecnológicas no declínio de profissões não especializadas em países desenvolvidos. Ao mesmo tempo em que as ondas tecnológicas tendem a tornar certas habilidades obsoletas, criam novas demandas por capacidades e talentos.

 

Comércio e tecnologia são apresentados como fatores de impacto em diferentes níveis, seja individual ou em grande escala, seja em países e regiões. O relatório demonstra que tais repercussões não são regulares ou proporcionais, e afetam de forma positiva algumas regiões em detrimento de outras.

 

Com os dados apontados, espera-se oferecer elementos que auxiliem governos em políticas e medidas que respondam aos ajustes de mercado, sendo assim capazes de aumentar a competitividade de suas economias, beneficiando-se das oportunidades criadas pelas inovações.

 

Serviço

Publicação: Relatório sobre Comércio Mundial de 2017 (em inglês)

Autor: Organização Mundial do Comércio (OMC)

Ano: 2017