PNUD lança edição em português do Relatório do G20 sobre Negócios Inclusivos da Cúpula 2016

negocios inclusivosO presente relatório nasceu a partir do apelo lançado pelos líderes do G20 baseando-se na Plataforma Global do G20 sobre Negócios Inclusivos (IBG20), parceria internacional criada em 2016 e implementada pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD e pelo Grupo Banco Mundial. A IBG20 tem como objetivo apoiar governos para que adotem políticas e programas de negócios inclusivos.

 

Negócios inclusivos se caracterizam pelo relacionamento com a base da pirâmide econômica, pela oferta de bens e serviços básicos a clientes do segmento de menor renda e por serem negócios socialmente e ambientalmente amigáveis. Tais negócios estão no centro da agenda do G20 e impulsionam as forças do mercado de maneira a integrar a base da pirâmide econômica nas cadeias de valor globais, para assim melhorar o acesso a produtos e serviços de qualidade, aumentar a produtividade e gerar novas fontes de renda através de oportunidades de trabalho e de sustento decentes. Promovem também o desenvolvimento sustentável em todas suas dimensões: econômica, social e ambiental.

 

O relatório faz parte da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, que inclui os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelece aspirações universais ambiciosas para posicionar o mundo em direção à sustentabilidade econômica, social e ambiental. O envolvimento do setor privado é crucial para atingir os ODS. A Agenda 2030 convoca todo o meio empresarial, desde as microempresas às multinacionais a aplicarem sua criatividade e inovação na resolução de desafios ao desenvolvimento sustentável.

 

Serviço
Publicação: Relatório do G20 sobre Negócios Inclusivos (português)
Autor: PNUD
Ano: 2017