Panorama de Empreendedorismo 2016

ent at a glance 2016A partir do Programa de Indicadores de Empreendedorismo (EIP), a Organização pela Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) tem, desde 2006, apresentado dados e indicadores de empreendedorismo na publicação anual ‘’Panorama de Empreendedorismo’’. A novidade na edição de 2016 é a publicação de uma pesquisa online direcionada a micro e pequenas empresas (MPE), elaborada pelo Facebook e com colaboração da Divisão de Estatística da OCDE e do Banco Mundial.

As informações coletadas mostram tendências de empreendedorismo e de criação de empregos na fase pós-crise da economia mundial. Uma das conclusões foi a importância das MPE na Zona do Euro como motor de crescimento econômico, onde elas registram uma taxa de crescimento maior do que nos Estados Unidos (EUA), especialmente no setor de manufaturados, onde o número de MPEs americanas foi menor em 2013 do que em 2008. Além disso, grandes empresas crescem de forma mais acelerada nos EUA do que na Zona do Euro o que pode ser considerado como um dos fatores que aumentam a lacuna de produtividade entre as duas regiões.

A publicação destaca também a lacuna de gênero que continua a atingir empreendedoras. Mulheres encontram mais dificuldades do que homens ao obter acesso a financiamento para montar um negócio. Apesar da persistência desta lacuna em quase todos os países da OCDE, dado evidenciado pela pesquisa do Facebook, mulheres se sentem tão confortáveis quanto homens em relação aos seus negócios.

 

Serviço

Publicação: Panorama de Empreendedorismo 2016 (em inglês)

Autores: Organização pela Cooperação e Desenvolvimento Econômico

Ano: 2016