Panorama de competitividade das Pequenas e Médias Empresas 2015

sme competitivenessO Centro de Comércio Internacional (ITC) publicou em 2015 o panorama de competitividade das Pequenas e Médias Empresas (PMEs). O relatório busca trazer o tema da internacionalização de pequenos e médios empreendimentos, abordando como essas empresas podem afetar a desigualdade de renda, e apresenta novo quadro analítico para medir, identificar e melhorar a competitividade entre as empresas de pequeno e médio porte.

Mundialmente, as pequenas e médias empresas somam 95% de todas as empresas, e são responsáveis por, aproximadamente, 50% do Produto Interno Bruto (PIB) dos seus respectivos países. Além disso, elas representam de 60 a 70% do total de empregos existentes, incluindo empregabilidade feminina. No entanto, em média, a produtividade dessas empresas é muito menor do que empresas maiores. Em países em desenvolvimento, essa diferença de produtividade é  ainda maior. Dessa forma, investir nesse tipo de empresa é uma estratégia inteligente para obter retornos sustentáveis a longo prazo.

A publicação aborda o cenário em que se encontram as pequenas e médias empresas, seus desafios e possibilidades para crescimento, por meio da internacionalização. O relatório é dividido em três partes. A primeira aborda pequenos e médios empreendimentos em mercados globais e a necessidade por crescimento inclusivo; a segunda parte discute a competitividade dos empreendimentos de pequenos e médio porte, e a terceira parte traz uma comparação entre perfis de países.

A publicação também oferece uma ferramenta para se medir a competitividade de um pequeno e médio negócio, a “Grade de Competitividade de PMEs”. Nessa grade são definidos três pilares para  determinar as forças e fraquezas da empresa, de modo a auxiliar os negócio a entender o seu potencial e contornar as dificuldades que os impedem de crescer.

 

Serviço

Publicação: Panorama de competitividade das PMEs 2015 (Inglês)

Autor: ITC (International Trade Centre)

Ano: 2015