Índice de Cidades Empreendedoras

O Índice de Cidades Empreendedoras, elaborado pela Endeavour, mapeou as melhores cidades no Brasil para as empresas prosperarem.

Foram analisadas todas as capitais brasileiras que possuem, em sua região metropolitana, pelo menos 1% das empresas de alto crescimento do País. São elas: Belém, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo e Vitória.

O ecossistema empreendedor das cidades foi analisado com o objetivo de indicar aquelas que possuem melhores condições para o desenvolvimento de empresas.

Em resumo, Florianópolis ficou em primeiro lugar com a melhor nota. Já Recife, Fortaleza e Salvador estão entre as piores cidades para se abrir um negócio.

A pesquisa considerou mais de 60 indicadores organizados em sete pilares: Ambiente Regulatório, Infraestrutura, Mercado, Acesso a Capital, Inovação, Capital Humano e Cultura.

O relatório também traz uma análise sobre as iniciativas e melhores práticas das prefeituras. Esses dados não foram considerados para o índice final, mas mostram algumas das iniciativas próprias das prefeituras no que diz respeito ao incentivo ao empreendedorismo.

Serviço

Publicação: Índice de Cidades Empreendedoras

Autores: Endeavor Brasil

Ano: 2014