Microscópio global sobre o ambiente de negócios para as microfinanças 2012

O2012-EIU-Microscopio-global-entorno-negocios-microfinanzass últimos anos trouxeram desafios e oportunidades de aprendizagem para o setor de microfinanças. Nas últimas décadas, a indústria cresceu rapidamente, mas alguns países enfrentaram problemas de endividamento e juros em função de um mercado saturado. Com a crise financeira global, o foco foi para a gestão de riscos, a governança corporativa e a capacidade reguladora, com o surgimento de dúvidas sobre a viabilidade de microfinanças como modelo de desenvolvimento.

Os resultados da recente crise financeira – maior foco em finanças responsáveis e maior rigidez nas regras – fazem parte da análise realizada pela The Economist Intelligence Unit (EIU) em Microscopio global sobre el entorno de negocios para las microfinanzas 2012 (Microscópio global sobre o ambiente de negócios para as microfinanças 2012).

O relatório apresenta valores de referência e condições regulamentares e operacionais para as microfinanças em 55 países em desenvolvimento ao redor do mundo.

O estudo cobre um período de 12 meses encerrados em junho de 2012 e avalia o setor em duas categorias: marco regulamentar e práticas, nos quais se incluem o reconhecimento jurídico das instituições de microfinanças; a capacidade nacional de regular e supervisionar; as políticas sobre depósitos; e as distorções de mercado e do quadro institucional.

Embora seja impossível capturar todas as dimensões do ambiente de microfinanças de um país, o trabalho é um meio de estabelecer uma distinção entre os países onde houve maior disponibilidade de opções de financiamento para os pobres e os países onde ainda há muito ser feito neste campo.

 

Serviço
Publicação: Microscopio global sobre el entorno de negocios para las microfinanzas 2012 (Espanhol – PDF)
Fonte/Autores: IEU
Ano: 2012