Doing Business 2016: Medindo Qualidade Regulatória e Eficiência

doing business

O relatório do Doing Business, publicado desde 2003,  é um relatório anual do Grupo Banco Mundial de grande repercussão global que analisa o ambiente empreendedor de 189 países, em todos os continentes. A publicação traz dados quantitativos sobre as 10  principais áreas de políticas regulatórias de pequenas e médias empresas, ao redor do mundo, durante seu ciclo de vida. Os dados analisados englobam desde: abertura de empresas, obtenção de alvarás de construção, até a obtenção de energia elétrica, o pagamento de impostos, comércio internacional, entre outros.

A 13ª edição, o Doing Business 2016: Medindo Qualidade Regulatória e Eficiência, destaca a qualidade do ambiente regulador e eficiente presente nos países analisados, de modo que permitam o desenvolvimento e crescimento de empresas de pequeno e médio porte. O estudo de 2016 demonstra que os países que apresentam as melhores posições nos rankings das características avaliadas não são aqueles com poucas regulamentações, mas aqueles que apresentam boas regras que permitem a eficiência e funcionamento transparente das empresas e mercados, ao mesmo tempo que conseguem proteger os interesses nacionais de desenvolvimento.

As informações contidas no relatório foram atualizadas até junho de 2015. Os indicadores são fonte para análises de resultados econômicos e identificar quais reformas de regulamentações de empresas funcionaram, onde e porquê. Os dados apresentados nesta publicação permitem ter uma visão ampla do ambiente  empreendedor dos países analisados

A 12ª edição do relatório pode ser encontrada aqui.

 

Serviço

Publicação: Doing Business 2016: Medindo Qualidade Regulatória e Eficiência (Inglês)

Autor: Banco Mundial

Ano: 2016