Desempenho em Ciência, Pesquisa e Inovação na União Europeia

scienceO estudo realizado pela Comissão Europeia traz análise detalhada do desempenho em ciência, pesquisa e inovação na União Europeia (UE).

A Estratégia Europeia de Crescimento para 2020, que visa impulsionar a criação de empregos, bem como o crescimento e a entrada de capital no bloco, aponta os campos de pesquisa e inovação como essenciais para a construção de um futuro próspero para a região. No entanto, é baixo o investimento em ciência na UE desde a recessão de 2008, principalmente se comparado aos investimentos realizados neste setor nos Estados Unidos. Além disso, atribui-se a inabilidade de reorientar as economias europeias em direção a atividades intensivas em conhecimento ao problema da baixa produtividade na Europa.

Apesar disso, o bloco possui diversas forças que estimulam a economia, tais como abertura, diversidade e excelentes instituições. Por outro lado, a UE enfrenta três grandes desafios ao seu desenvolvimento: comercialização de tecnologias fora do bloco; qualidade da produção científica; e cooperação científica. O relatório analisa esses desafios, e traz os fatores que desaceleram, assim como incentivam a pesquisa e inovação europeia.

O trabalho também destaca  a necessidade do bloco em melhorar seu desempenho em pesquisa, com o objetivo de se tornar um ator global na área de inovação. Esse objetivo insere-se na agenda europeia que visa: atrair mais atores para o processo de inovação e criar ecossistema no qual a inovação aumente; promover maior colaboração, acesso e reutilização de informações de pesquisa e resultados na criação de ciência e inovação de excelência; e assegurar que o papel da Europa se transforme em parcerias globais de conhecimento e uma voz líder para a União Europeia em debates globais.

 

Serviço

Publicação: Desempenho em Ciência, Pesquisa e Inovação na União Europeia (Inglês)

Autor: Diretório-Geral para Pesquisa e Desenvolvimento da Comissão Europeia

Ano: março/2016