Desafios para o monitoramento e a observação dos impactos das mudanças climáticas

monitoramento impactos mudanças climáticasA crise hídrica em 2014, que causou graves danos na região sudeste do Brasil, demonstra a fragilidade com que o governo brasileiro/federal lida com os impactos das mudanças climáticas seja no campo ou nos grandes centros urbanos do país. Portanto, é essencial que um país como o Brasil desenvolva um sistema confiável e robusto desses impactos.

O estudo,  realizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) em conjunto com Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), discute a importância do monitoramento de mudanças climáticas assim como formas de implementar tal monitoramento e apresenta um projeto piloto para definir mecanismos de governança, arquitetura e moderno sistema de observações dos impactos das mudanças climáticas no Brasil, que crescem a cada ano.

O Sistema de Monitoramento de Impactos das Mudanças Climáticas (Sismoi), que ainda está em processo de construção, é destinado a ser ferramenta consultiva para elaboradores de políticas e investidores do setor privado. A fase inicial do sistema consiste na criação de inventário de dados nos setores humano (saúde, alimento, água, energia, cidades, economia e desastres naturais), biológico (distribuições de espécies, ecossistemas, interações) e físico (atmosfera, clima, recursos hídricos, oceanos e zonas costeiras). Na segunda e última fase, o sistema será efetivamente criado, por meio de harmonização e integração de dados, cálculo de indicadores, assim como avaliação de riscos e vulnerabilidades, políticas de adaptação e resiliência. Quando pronto, suas principais tarefas serão: coleta de dados existentes, validação, harmonização e integração; cálculo dos indicadores para áreas temáticas-chaves (com base no Plano Nacional  de Adaptação); geração de relatórios; comunicação dos principais resultados e compartilhamento de dados e a inclusão de feedbacks da implementação da política de adaptação e dos investidores do setor privado.

Registre-se que a publicação apresenta  síntese dos principais pontos discutidos no seminário internacional “Desafios do monitoramento e observação dos impactos das mudanças climáticas”, realizado em Brasília entre os dias 16 e 17 de setembro de 2015. O evento foi produto de parceria entre o MCTI, a União Europeia (UE) e a Embaixada Britânica (EB) dentro do Projeto Apoio aos Diálogos Setoriais Brasil-Europa 2014.

A  presente publicação é produto do Projeto Apoio aos Diálogos Setoriais União Europeia-Brasil. Os Diálogos Setoriais são uma nova dinâmica de cooperação entre a União Europeia e o Brasil. Nesse contexto, foi criado o Projeto Apoio aos Diálogos Setoriais UE-Brasil, em 2008, que tem como objetivo contribuir para o intercâmbio de conhecimentos técnicos. É coordenado em conjunto pelo MPOG– por meio da Direção Nacional do Projeto – e pela Delegação da União Europeia no Brasil (Delbra). Desde 2008, foram investidos cerca de 10 milhões de euros no apoio a ações  propostas por ministérios e agências do governo federal brasileiro, que envolveram missões internacionais, realização de eventos, consultorias, elaboração de estudos e produção de publicações.

Serviço

Publicação: Desafios para o monitoramento e observação dos impactos das mudanças climáticas (Português) 

Autor:  Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG)

Ano: 2015