Desafios e Soluções para o Fortalecimento da Análise do Ciclo de Vida no Brasil

3O documento, elaborado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), tem como objetivo a troca de experiências entre o Brasil e a União Europeia que possibilitem o aprofundamento técnico sobre a Abordagem de Ciclo de Vida (ACV) e fortaleça a cooperação bilateral para a compatibilização e intercâmbio de dados.

A ACV é uma metodologia para produção mais limpa, aumento da competitividade das empresas brasileiras e fortalecimento das iniciativas para a promoção da sustentabilidade das intervenções humanas no meio ambiente. A abordagem, já extensamente utilizada por instituições de pesquisa e universidades, tem sido cada vez mais aplicada no âmbito da atuação dos prestadores de serviço assim como na aplicação pela indústria.

Na Europa, a ACV é amplamente utilizada para avaliar impactos não comerciais de políticas públicas. Por outro lado, no Brasil a rede ainda é muito pequena e restrita.

O relatório discorre sobre o histórico da ACV; sua prática em diversos setores; os formatos de dados, base de dados e softwares; tendências de evolução; e a ACV como suporte a políticas de produto e outras estratégias ambientais, assim como barreiras existentes e oportunidades de colaboração entre Europa e Brasil.

O presente estudo é produto do Projeto Apoio aos Diálogos Setoriais União Europeia-Brasil. Os Diálogos Setoriais são uma nova dinâmica de cooperação entre a União Europeia e o Brasil. Nesse contexto, foi criado o Projeto Apoio aos Diálogos Setoriais UE-Brasil, em 2008, que tem como objetivo contribuir para o intercâmbio de conhecimentos técnicos. É coordenado em conjunto pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) – por meio da Direção Nacional do Projeto – e pela Delegação da União Europeia no Brasil (Delbra). Desde 2008, foram investidos cerca de 10 milhões de euros no apoio a ações  propostas por ministérios e agências do governo federal brasileiro, que envolveram missões internacionais, realização de eventos, consultorias, elaboração de estudos e produção de publicações.

 

Serviço

Publicação: Desafios e Soluções para fortalecimento da Análise do Ciclo de Vida no Brasil

(Português)

Autor: Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)

Ano: 2015