O estudo Como melhorar a competitividade das PME da União Europeia e America Latina e Caribe – propostas de política do setor privado é uma iniciativa conjunta da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal) e da Associação das Câmaras Europeias de Indústria e Comércio (EuroChambres), como parte do Programa AL-INVEST.
Com base em um levantamento da Cepal com 50 líderes empresarias de países das regiões investigadas, realizado no ano de 2012, a pesquisa apresenta o parecer do setor privado acerca das ações necessárias para melhorar o desempenho das pequenas e médias empresas (PME) e aproveitar as oportunidades que surgem pela relação entre União Europeia e América Latina e Caribe.
Pretende-se, desse modo, estimular a discussão entre autoridades políticas e empresarias sobre o papel dos pequenos negócios de ambas as regiões e sobre iniciativas para superação de barreiras à competitividade dos pequenos negócios, especialmente quanto à brecha de produtividade em comparação com grandes empresas.
Força dos pequenos negócios – Os pequenos negócios da União Europeia e da América Latina e Caribe representam cerca de 99% das empresas de cada região e são responsáveis por cerca de 67% dos empregos gerados. Todavia, seu maior peso no emprego do que na produção indica a existência de níveis inferiores de produtividade do que as grandes empresas.
Apesar das similaridades entre os pequenos negócios da região, é preciso analisar diferenças quanto a quantificação e relevância para economia, brecha de produtividade e estrutura institucional de apoio aos pequenos negócios para proposição de ações em conjunto entre as regiões. A pesquisa recomenda a necessidade de avançar as políticas de apoio em quatro áreas inter-relacionadas:
- Inovação para o fortalecimento das capacidades produtivas e gerenciais;
- Acesso a mercados;
- Articulação produtiva e cooperação empresarial; e
- Para implementar as anteriores, acesso a financiamento.
Por fim, para redução das brechas de produtividade levantadas, o estudo sugere a inserção dos pequenos negócios em cadeias globais de valor, de modo a inseri-los em um círculo virtuoso de aumento de produtividade. Para promover a internacionalização dos pequenos negócios, propõe-se:
- Capacitação e sensibilização dos pequenos negócios para internacionalização; e
- Promoção de encadeamentos produtivos e identificação de oportunidades de negócios com empresas transnacionais e cadeias globais de valor.
Serviço
Publicação: Como melhorar a competitividade das PME da União Europeia e America Latina e Caribe – propostas de política do setor privado (Português – PDF)
Autor: Cepal e EuroChambres
Ano: 2013