Colaboração: Preservando a água por meio de parcerias que funcionam

A questão dos recursos hídricos afeta a todos, por isso a importância de se buscar uma solução em conjunto, de maneira participativa.

O estudo elaborado pela Pricewaterhouse Coopers (PwC) relata a extensão do problema da água, seu impacto e riscos aos negócios. Com o relatório, pretende-se ajudar os empresários interessados em colaborar com o desafio englobando parceiros transversais. O objetivo é o trabalho sistêmico para o uso responsável do recurso.

Para os empresários, não é apenas sobre a compra e uso da água, mas também a gestão, ou seja, como ela é utilizada e despejada após o uso. A análise destaca que os riscos para o negócio em torno do tema são cada vez mais crescentes, especialmente itens como a quantidade, qualidade e custo.

Ressalta-se que quando os diversos públicos interessados se reúnem para resolver o problema, as perspectivas e, consequentemente, as expectativas, nem sempre são as mesmas, o que torna a colaboração difícil.

Dessa forma, a colaboração produtiva começa com uma visão compartilhada do problema, o que não é tão simples quanto parece. Cada grupo interessado é confrontado com diferentes desafios sobre a questão, e as perspectivas não são apenas distintas, mas muitas vezes contrárias.  As partes interessadas precisam entender o que é importante para o outro, para que de fato o trabalho colaborativo prossiga.

Para lidar de forma eficaz com essa questão, as organizações precisam adotar uma visão sistêmica do impacto da água em toda a cadeia de fornecedores e tornarem-se agentes participativos na discussão sobre a gestão do recurso.

Serviço

Publicação: Colaboração – Preservando a água por meio de parcerias que funcionam

Autor: Pricewaterhouse Coopers

Ano: 2015