A inserção do Brasil nas cadeias globais de valor

Cadeias Globais de Valor

De acordo com a publicação “A inserção do Brasil nas cadeias globais de valor”, o conceito de Cadeias Globais de Valor (CGV) vem se tornando cada vez mais importante para a compreensão das dinâmicas do sistema de comércio global contemporâneo.

Essa lente de análise permite entender o movimento de fragmentação geográfica das cadeias de suprimento e de geração de valor entre os países. Em outras palavras, a indústria mundial está, cada vez mais, integrando os processos de gerenciamento e produção, localizando as diversas etapas industriais nos lugares onde possam maximizar os lucros por meio da redução de custos, incorporação de tecnologias e acesso a novos mercados.

Nesse cenário não basta que empresas se insiram nas cadeias globais de valor, é necessário também que ascendam na escala de participação da renda gerada. É importante que as autoridades públicas repensem conjuntamente com o empresariado como aprimorar as novas relações de organização da indústria, o tamanho das empresas, a forma de propriedade e o relacionamento com fornecedores, distribuidores e clientes finais.

Para esse fim se faz necessário que se instituam políticas econômicas e industriais que permitam às empresas atrair investimentos e inserir-se nas cadeias globais de valor de forma positiva e progressiva.

Serviço
Publicação: A inserção do Brasil nas cadeias globais de valor (Português e Inglês – PDF)
Autor: Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI)
Ano: 2014