Missão Técnica 30 anos de EMPRETEC – Fórum Mundial de Investimento 2018

O SEBRAE é parceiro exclusivo da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (sigla em inglês, UNCTAD) para a aplicação do seminário Empretec no Brasil.

No âmbito do Sistema SEBRAE e do vasto círculo de empreendedores no Brasil, o Empretec tem se destacado como uma iniciativa de relevante alcance, voltada à capacitação empresarial e de forte impacto no processo de promover o desenvolvimento da cultura empreendedora no nosso país.  É um produto de sucesso, com 25 anos de história no Sebrae, com cases inspiradores e de superação de milhares de pessoas, transformando o caminho de empreendedores brasileiros. São mais de 260 mil Empretecos no Brasil, em 11 mil turmas realizadas pelo Sebrae. Mundialmente, essa rede é de 400 mil empreendedores.

Nesse sentido, o SEBRAE foi convidado a participar de algumas sessões do Fórum Mundial de Investimento – 2018, promovido pela UNCTAD, relacionadas ao empreendedorismo e ao Empretec, a saber:

  • Empreendedorismo, migração e objetivos de desenvolvimento sustentável;
  • Mesa Redonda Ministerial sobre Empreendedorismo para o Desenvolvimento Sustentável, com a celebração dos 30 anos do Empretec no mundo – onde a Diretora Técnica do Sebrae Nacional, Heloisa Menezes, foi convidada para compor a mesa;
  • Cerimônia de entrega do Prêmio Empretec às Mulheres Empresárias – 2018.

Organizado sob o tema geral “Investir no Desenvolvimento Sustentável”, o Fórum Mundial de Investimento – 2018 abordará os desafios globais para o investimento internacional na nova era da globalização e industrialização. Proporcionará oportunidades para diálogos abertos entre todas as partes interessadas em investimentos, iniciativas orientadas a soluções e promoção de parcerias globais para o avanço da prosperidade para todos.

O Fórum contará com mais de 50 sessões, incluindo três cúpulas, cinco mesas-redondas ministeriais, diálogos entre ministros e empresários,  uma variedade de eventos paralelos e cerimônias de premiação. Esperam mais de 5.000 participantes de alto nível, representando as partes interessadas no desenvolvimento de investimentos em todo o mundo.

Quanto ao Prêmio Empretec às Mulheres Empresárias, é uma competição dirigida a mulheres exitosas, empretecas, que tenham  se beneficiado com os  serviços prestados pelo Empretec, em diversos países, criando ou expandindo suas empresas. Os critérios de avaliação englobam liderança, inovação e ações de impacto em suas comunidades. Na edição de 2012, uma empresária do Estado de Rondônia ficou em 2º lugar, já na edição de 2014 uma empresária do Amapá esteve entre as 10 finalistas. Nesta edição de 2018, a empreendedora brasileira e empreteca, Rosana Marques, proprietária da Empresa Ouseuse,  do Estado de Minas Gerais,  está entre as 10 finalistas, concorrendo com mulheres de vários países como  Equador, Índia, Jordânia, Moçambique, Uganda, Uruguay entre outros.

Em anexo, o relatório de missão fornecido pela colaboradora Alessandra Cunha.