Missão internacional em Lisboa do Programa Brasileiro de Internacionalização de Startups (StartOut)

O Sebrae Nacional, pelo Gerente da Unidade de Inovação, Célio Cabral, participa do Programa Brasileiro de Internacionalização de Startups – StartOut, a ser realizada no período de 09 a 17 de novembro de 2018 (incluindo deslocamento), em Lisboa, Portugal.

O StartOut pretende fazer o acompanhamento de processo de preparação, aceleração das startups desde a seleção até o landing. Monitoramento das metodologias empregadas com o empreendedor, e seu refinamento durante a missão. Além disso, mapear tendências e oportunidades em: aceleração no exterior; prospecção de mentores para o Sebrae; transferência de tecnologia e open innovation para os pequenos negócios, por meio de benchmarking; bem como melhores práticas, ferramentas que contribuam na geração de negócios inovadores no Brasil, a citar:

  • Facilitar a transferência e a incorporação, por empresas brasileiras, de conhecimento produzido no exterior;
  • Apoiar programas internacionais de mobilidade, capacitação e qualificação de mão de obra para a indústria e o setor de serviços com as tendências em inovação;
  • Promover parcerias entre empresas, laboratórios e instituições de pesquisa e desenvolvimento (P&D), brasileiras e estrangeiras, para o aprimoramento de cadeias produtivas nos setores industrial e de serviços.

Já foram feitas outras três missões do StartOut:

  • A primeira missão prevista foi realizada em Paris, França, no período de 2 a 8 de dezembro de 2017. A missão teve caráter piloto e foi um laboratório para validar as ações do programa construídas pelas quatro instituições.
  • A segunda missão foi realizada em Berlim, Alemanha, no período de 11 a 20 de maio de 2018. A missão sofreu ajustes em relação ao piloto anterior, e consolidou as ações do programa construídas pelas quatro instituições.
  • A terceira missão foi para Miami, Estados Unidos, no período de 7 a 16 de setembro de 2018. Esta com modelo validado pela missão anterior.

Para mais informações a respeito do programa, foi apresentado um documento com resumo dos objetivos, parcerias e resultados do StartOut nos últimos anos.

Também estão disponíveis fotos do evento e da participação do gerente Célio Cabral e contatos dos demais participantes.