SBA – Agência para Pequenos Negócios (Estados Unidos)

A Agência para Pequenos Negócios (SBA), criada em 1953 como órgão independente do governo norte-americano, visa auxiliar, aconselhar, assistir e proteger os interesses dos empreendimentos de pequeno porte nos Estados Unidos, a fim de preservar a livre empresa competitiva assim como fortalecer a economia. Sua missão consiste em apoiar empresários e empreendedores a criar e fortalecer seus negócios. Atua em todo o território norte-americano por meio de escritórios locais e parcerias com organizações públicas e privadas, notadamente os Centros de Desenvolvimento de Pequenos Negócios (SBDC).

Os SBDC constituem rede de cerca de mil escritórios de atendimento a pequenos negócios nos Estados Unidos. Estão localizados próximos a universidades e centros tecnológicos e provêm consultorias gratuitas e treinamento a baixo custo. Também oferecem serviços técnicos para empreendedores e empreendimentos de pequeno porte, tais como desenvolvimento de planos de negócio, assistência à produção, facilitação do acesso a créditos e financiamentos, apoio à exportação e à importação, ajuda para recuperação pós-desastres, auxílio em processos de compras e contratos, serviços relativos a pesquisas de mercado, entre outros.

Em 2000, SBA e Sebrae celebraram protocolo de intenções com o objetivo de promover o intercâmbio entre pequenas empresas norte-americanas e brasileiras visando o desenvolvimento econômico e comunitário entre elas.

Em 2012, foi assinado memorando de entendimento entre o Sebrae, a Associação Norte-Americana dos SBDC (ASBDC) e a Universidade do Texas, objetivando desenvolver ações de cooperação internacional para o apoio ao desenvolvimento institucional em prol das micro e pequenas empresas, pelo período de cinco anos. Nesse sentido, teve início o projeto Inteligência Comercial Internacional, que resultou na Central de Oportunidades.

Fonte: SBA e Sebrae.

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