PNUMA – Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente

O Pnuma – Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente é a agência do Sistema das Nações Unidas (ONU) responsável por promover a conservação do meio ambiente e o uso eficiente de recursos no contexto do desenvolvimento sustentável.

Estabelecido em 1972, tem como objetivos manter o estado do meio ambiente global sob contínuo monitoramento, alertar povos e nações sobre problemas e ameaças ao meio ambiente e recomendar medidas para melhorar a qualidade de vida da população sem comprometer os recursos e os serviços ambientais das gerações futuras.

Com sede em Nairóbi, no Quênia, dispõe de rede de escritórios regionais para apoiar instituições e processos de governança ambiental e, por intermédio dessa rede, engaja ampla gama de parceiros dos setores governamental, não-governamental, acadêmico e privado em torno de acordos ambientais multilaterais e de programas e projetos de sustentabilidade.

Inaugurou o escritório em Brasília em 2004, como estratégia para reforçar suas atividades no país, tendo como objetivo facilitar a identificação de prioridades e desenvolver iniciativas que atendam especificidades subregionais e nacionais.

Em maio de 2016, Sebrae e Pnuma assinaram Memorando de Entendimento com o objetivo de “estabelecer quadro de cooperação para promover metas e objetivos compartilhados relativos à melhoria das práticas de produção e de consumo sustentáveis nos pequenos negócios, contemplando também o setor de turismo no contexto das atividades dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos 2016 no Rio de Janeiro”. Nesse sentido, estão previstas ações de mobilização, sensibilização, capacitação e transferência de tecnologias, tais como webinars, hangouts e maratonas de negócios.

Fonte: Sebrae e Pnuma.

Link externo para PNUMA – Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente