ONUDI – Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial

A Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (ONUDI) foi criada em 1966. Tornou-se agência especializada da ONU em 1985 e como tal busca promover o desenvolvimento industrial para a redução da pobreza, a globalização inclusiva e a sustentabilidade ambiental. Para isso, concentra suas ações em três áreas temáticas: a redução da pobreza por meio de atividades produtivas sustentáveis; o desenvolvimento de capacitação comercial; e energia.

A ONUDI atua como fórum global que busca gerar e disseminar conhecimento relacionado à indústria. Também atua como agência de cooperação técnica que fornece assistência técnica e apoio à realização de projetos. Além disso, busca atuar como fornecedor especializado de serviços de apoio aos desafios interligados de redução da pobreza por meio de atividades produtivas, promovendo a integração das economias em transição no comércio mundial.

A Organização tem sede em Viena, na Áustria, opera centro de cooperação regional da Turquia, e mantém escritórios em Bruxelas, na Bélgica, Genebra, na Suíça, e Nova York, nos Estados Unidos, além de 29 escritórios regionais e nacionais em todo o mundo.

No Brasil, a ONUDI reabriu sua representação em 2010 e tem como principal objetivo usar sua experiência no campo de apoio aos países emergentes para promover a cooperação sul-sul. Atento às mudanças na configuração industrial global, a representação no país se esforça para realizar projetos de cooperação técnica, ser facilitador de parcerias e diálogos triangulares, e intermediar ou patrocinar o intercâmbio de conhecimentos e experiências.

Além da participação de representantes do Sebrae em eventos organizados pela ONUDI, em 1995 as duas instituições assinaram convênio de cooperação financeira, tecnológica e industrial para a promoção de projetos vinculados ao Programa de Cooperação Tecnológico-Industrial entre Brasil e França.

Fonte: ONUDI e Sebrae.

Link externo para ONUDI – Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial