OMT – Organização Mundial do Turismo

A Organização Mundial do Turismo (OMT), antiga União Internacional de Organizações Oficiais de Viagens (IUOTO), foi criada em 1925 como uma organização internacional não governamental que reunia associações privadas e governamentais de turismo. Em 2003, tornou-se uma agência especializada das Nações Unidas. Sua missão consiste em promover o turismo sustentável, responsável e universalmente acessível como indutor do desenvolvimento inclusivo.

Nesse sentido, as ações da OMT são direcionadas para a geração de conhecimento sobre o mercado de turismo, a promoção de políticas e instrumentos de apoio ao turismo, o incentivo à educação e à formação bem como a oferta de capacitações e assistência técnica. A Organização também contribui para disseminar o Código de Ética Mundial para o Turismo com o intuito de maximizar a contribuição socioeconômica do turismo e minimizar possíveis impactos negativos.

Com sede em Madrid, na Espanha, a OMT é composta por 155 países, seis membros associados e mais de 400 membros afiliados que representam o setor privado, instituições educacionais, associações e autoridades locais de turismo.

O Sebrae é membro afiliado da OMT desde 2004. Essa vinculação possibilita o acesso a dados técnicos de diferentes áreas do turismo e a composição de rede de relacionamento com instituições e empresas do Brasil e do exterior.

Em 2009, representantes do Sebrae participaram do Seminário Internacional de Apoio a Gestão das Micro, Pequenas e Médias Empresas Turísticas e da 49° Reunião da OMT para as Américas, na Argentina.

Em 2012, o Presidente do Sebrae Nacional, Luiz Eduardo Barretto, visitou a sede da OMT em Madrid, na Espanha. No mesmo ano, o Sebrae apoiou a eleição do Brasil, representado pelo Instituto Polo Iguaçu, braço técnico para assumir a Vice-Presidência Geral na Junta Diretiva da OMT.

Fonte: OMT e Sebrae.

Link externo para OMT – Organização Mundial do Turismo