Banco Mundial

O Banco Mundial é a instituição financeira internacional que tem como missão combater a pobreza e promover a prosperidade. Para tanto, oferece assistência financeira e técnica para países em desenvolvimento, facilitando o acesso a serviços e produtos financeiros (empréstimos, créditos, doações) bem como o intercâmbio de conhecimentos inovadores.

Suas ações se concentram no campo da educação, saúde, administração pública, infraestrutura, desenvolvimento do setor privado e financeiro, agricultura e gestão ambiental e de recursos naturais.

O Banco Mundial também desenvolve análises sobre ambiente de negócios por meio da pesquisa Doing Business, a qual avalia mais de 180 países em seus cenários relacionados à facilidade de abertura de empresas, volume de impostos a serem pagos, cumprimento de contratos, entre outros indicadores.

Algumas atividades são realizadas em parceria com governos, outras instituições multilaterais, bancos comerciais, organizações de crédito para a exportação e de investimentos para o setor privado bem como associações de fundos fiduciários.

O grupo Banco Mundial está composto por cinco instituições: o Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento, a Associação Internacional de Desenvolvimento, a Corporação Financeira Internacional, a Agência Multilateral de Garantia de Investimentos e o Centro Internacional para Arbitragem de Disputas sobre Investimentos.

Criado em 1944, o Banco Mundial possui sede em Washington, nos Estados Unidos, e mais de 100 escritórios distribuídos entre seus países membros, inclusive no Brasil, membro da organização desde 1946.

Em 2001, o Sebrae e o Departamento das Pequenas e Médias Empresas do Grupo do Banco Mundial assinaram memorando de entendimento objetivando identificar, em conjunto, a realização de parceria técnica com vistas ao desenvolvimento das micro e pequenas empresas brasileiras, industriais, comerciais, agrícolas, e de serviços, e seus aspectos tecnológicos, gerenciais, e de recursos humanos, em consonância com as políticas nacionais e de desenvolvimento do Brasil.

No ano seguinte, Sebrae e Bando Mundial assinaram memorando de entendimento com o objetivo de integrar o Sebrae à Rede Global de Aprendizagem para o Desenvolvimento (GDLN). A participação do Sebrae nessa Rede converge com duas prioridades do Sistema Sebrae: contribuir para que o Sebrae se torne referência mundial em educação empreendedora e a articulação de redes de apoio aos pequenos negócios.

No mesmo ano, foi assinada carta-acordo para a execução do Programa de Cooperação Técnica “Operação e Formação de Capacitação para Pequenas Empresas”, com o intuído de compartilhar conhecimentos e produtos entre as instituições, encontrar áreas de cooperação, fomentar a capacidade de atuação do Sebrae para o aprimoramento de seus serviços junto às micro e pequenas empresas e apoiá-lo na disseminação de seus produtos e experiências internacionalmente.

Cabe ainda ressaltar a parceria entre Sebrae e Banco Mundial para a elaboração da pesquisa Doing Business. A publicação do Banco Mundial disponibiliza informações sobre o ambiente de negócio em diversas economias nacionais e subnacionais.

Fonte: Banco Mundial e Sebrae.

Link externo para Banco Mundial