World Series of Innovation – inovação para jovens estudantes e futuros empreendedores

Campeonato que desafia jovens a desenhar produtos e serviços para demandas reais do mercado

Com o objetivo de incentivar e desenvolver em jovens as habilidades de reconhecer oportunidades de negócio e planejar um futuro promissor, a World Series of Innovation, da Rede para Ensino de Empreendedorismo (NFTE – Network for Teaching Entrepreneurship) é um campeonato que desafia equipes de estudantes a atender, por meio de produtos ou serviços, demandas reais do mercado, estimulando, assim, o empreendedorismo jovem e aproximando esses estudantes dos desafios reais enfrentados por empresas e pela sociedade como um todo.

Nome: World Series of Innovation – campeonato de inovação para jovens estudantes e futuros empreendedores

Proponente: Rede para Ensino de Empreendedorismo (NFTE)

Setor/Segmento: Organização internacional sem fins lucrativos

Contexto Geográfico: Estados Unidos

Referência Temporal: 2011

Oportunidade para o incentivo ao empreendedorismo e ao pensamento criativo entre jovens por meio do desafio para o desenho de produtos e serviços direcionados especificadamente para atender demandas reais do mercado.

Para participar os estudantes devem se reunir em grupos de dois a cinco membros e, com apoio de um professor, submeter uma proposta de projeto que ofereça produto, serviço ou modelo de negócio inovador em uma das categorias da competição.

Cada categoria tem dois vencedores, um eleito por comitê de juízes do patrocinador e outro escolhido por voto popular por meio de plataforma online. Os vencedores recebem prêmios da instituição patrocinadora e sua escola recebe prêmio em dinheiro. A premiação do projeto integra evento da Semana Global de Empreendedorismo, iniciativa criada em 2008 que reúne 150 países, 24 mil parceiros e engaja diretamente mais de 7 milhões de pessoas.

Em 2013, mais de 700 grupos de estudantes de 9 países participaram da competição. Por se tratar de prática emergente ainda não há dados sobre  desdobramentos dos produtos e serviços propostos por equipes vencedoras e outros participantes.

Como a prática já é aplicada em nove países, é grande seu potencial de replicação.

A instituição executora interessada em sua adaptação deve considerar fatores a exemplo de:

  • Necessidade de reunir rede de empresas, organizações internacionais, ONGs, etc. que alavancam recursos financeiros, visibilidade para a prática e também suporte técnico no tema da categoria escolhida;
  • Presença da instituição ou afiliação a rede internacional para viabilizar a participação de grupos de estudantes de vários países, o que traz maior diversidade às soluções e modelos de negócio propostos;
  • Adaptação da metodologia. A NFTE disponibiliza o toolkit em seu site (em inglês, mediante cadastro)

Baixe aqui o resumo da “Prática” no formato PDF

Link externo para World Series of Innovation – inovação para jovens estudantes e futuros empreendedores