Última Milla – transformação de protótipos em produtos comerciais inovadores

Programa que promove a criação de negócios de alto valor agregado com base em conhecimentos científicos e tecnológicos

Um dos maiores obstáculos enfrentados pelas empresas de tecnologia reside justamente na última fase do ciclo de produção, isto é, no lançamento comercial de um novo produto ou serviço no mercado.

Diante desse cenário, foi lançado o Última Milla – programa que procura unificar as ações de empresas, universidades, instituições e laboratórios, integrando diversas ações com vistas a transformar protótipos em produtos e serviços inovadores para serem disponibilizados no mercado, de maneira rápida e com maior qualidade.

Nome: Última Milla

Proponente: Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CONACYT)

Setor/Segmento: Multissetorial

Contexto Geográfico: México

Referência Temporal: 2005

Apesar da importância que possuem para a economia, pela geração de empregos e pelo desenvolvimento de produtos inovadores, as empresas de base tecnológica enfrentam obstáculos para os quais não encontram apoio. Um destes obstáculos está na última fase de lançamento comercial de um produto, quando já se tem um protótipo do mesmo para lançamento no mercado.

O programa se desenvolve a partir de três principais atividades:

  • Prototipação;
  • Apoio ao registro de patentes;
  • Estudo de viabilidade técnica para novos produtos.

Os principais benefícios gerados pelo programa para as empresas apoiadas foram:

  • Aumento no número de novos produtos e serviços nas empresas apoiadas;
  • Aumento de empregos, particularmente para mão de obra mais capacitada;
  • Aumento de artigos publicados e de citações em revistas internacionais.

O Última Milla também contribuiu para o aumento da criação de startups no México.

Os esforços realizados para apoiar projetos inovadores em sua última fase de desenvolvimento, como o Prime – Primeira Empresa Inovadora, da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep – Inovação e Pesquisa), foram inconstantes e de resultados incertos.

Neste sentido, o Última Milla poderia ser muito útil no Brasil, onde um produto ou serviço inovador, mesmo quando tem alguma forma de apoio por parte do Estado brasileiro, tem dificuldade em chegar ao mercado por falta de incentivo ao seu lançamento no mercado.

Baixe aqui o resumo da “Prática” no formato PDF

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