Promercados – encadeamento empresarial e acesso a mercados

Prática que melhora a capacidade técnica e de gestão de pequenos produtores rurais por meio do encadeamento empresarial com vistas ao acesso a novos mercados

Os desafios enfrentados pelos pequenos produtores rurais são muitos e podem ser observados em muitas etapas do processo produtivo e de gestão das pequenas propriedades. Dificuldades para comprar e gerenciar insumos, barreiras para obtenção de financiamentos, falta de conhecimento e baixo acesso a tecnologias, falta de expertise na abertura de mercados e gestão ineficaz do negócio são pontos que impedem o desenvolvimento de pequenas empresas agrícolas no mundo inteiro.

Partindo deste panorama onde se identifica a necessidade de promover políticas publicas regionais e inclusivas que impulsionem o desenvolvimento humano e empresarial e estimulem a união do segmento e o desenvolvimento coletivo, criou-se o Promercados. O programa de acesso a mercados para Micro e Pequenas Empresas rurais associativistas na América Central proporciona a pequenos produtores de territórios ferramentas para desenvolvimento de capacidades técnicas e de administração empresarial de forma sustentável, além do estabelecimento de alianças publico-privadas que fomentem o emprego e a renda.

Nome: Promercados – Programa de acesso a mercados para micro, pequenas e médias empresas rurais associativas

Proponente: Associação Guatemalteca de Exportadores (Agexport)

Setor/Segmento: Multissetorial

Contexto Geográfico: Guatemala, El Salvador, Honduras e Nicarágua

Referência Temporal: 2013 a 2014

Com base em levantamentos realizados pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida) e pela experiência da Associação Guatemalteca de Exportadores (Agesport), foi identificado que os principais desafios para o crescimento de pequenos produtores rurais são:

  • Incorporar sua produção aos mercados existentes;
  • Ter volume produtivo suficiente para a demanda que se apresenta;
  • Atingir os padrões de qualidade exigidos por mercados como o da Europa, Estados Unidos, Canadá, México e Ásia;
  • Melhorar a gestão de seus negócios.

O programa de acesso a mercados para Micro e Pequenas Empresas rurais associativas da América Central – Promercados – prevê ações que proporcionam às empresas beneficiárias o tratamento das deficiências identificadas, assim como o desenvolvimento de suas capacidades para acesso a crédito e às novas tecnologias com o objetivo de aumento da produtividade.

Assistência Técnica Especializada em Acesso a Mercados:

  • Formação de um comitê de seleção de cadeias;
  • Identificação da iniciativa a ser apoiada em cada pais beneficiário;
  • Negociação de recursos financeiros com os projetos financiados pelo Fida de Guatemala, El Salvador, Honduras e Nicarágua para a implementação/criação conjunta do componente de acesso a mercados;
  • Transferência do modelo de trabalho de encadeamentos empresariais, assim como lições aprendidas com organizações e produtores rurais, equipes técnicas de projetos FIDA e funcionários de instituições públicas envolvidas;
  • Desenvolvimento das capacidades de gestão empresarial das iniciativas rurais associadas em território de pobreza através de projetos de desenvolvimento e assessoria da AGEXPORT.

Além disso, há a Gestão do Conhecimento e as Alianças público-privadas para gerar modelos de Micro e Pequenas Empresas Rurais.

  • Cinco grupos/associações, em formação, compostos por pequenos produtores rurais, com a gestão empresarial de suas organizações fortalecidas;
  • Cinco grupos/associações, em formação, compostos por pequenos produtores rurais, com suas relações comerciais consolidadas;
  • Vinte agentes multiplicadores participantes de eventos de intercambio comercial a nível regional e internacional (participação de pelo menos de 30% de mulheres);
  • Construção de um documento de sistematização referente as experiências e boas práticas desenvolvidas durante a execução do projeto;
  • Construção de uma base de dados com informações de possíveis instituições que cumpram com os pré-requisitos para a realização de alianças público-privadas;
  • Estabelecimento de 04 alianças estratégicas com o objetivo de complementar os investimentos dos programas específicos.

No Brasil, a exemplo dos países da América Central, grande número de pequenos produtores rurais enfrentam problemas relacionados à falta de políticas públicas direcionadas a apoiar o desenvolvimento de pequenos negócios agrícolas.
Ainda hoje trata-se a agricultura familiar como forma de subsistência para produção de alimentos e geração de pequena receita. No entanto, pouco se aproveita do potencial empreendedor dos produtores. Incorporar sua produção a mercados existentes, ter volume produtivo suficiente para a demanda que se apresenta, atingir os padrões de qualidade exigidos por mercados já consolidados e melhorar a gestão de suas atividades produtivas, são também desafios de pequenos produtores rurais no Brasil.

Itens fundamentais para a replicação da prática:

  • Desenvolvimento de um modelo de intervenção – projeto/plano de atuação junto às empresas;
  • Desenvolvimento de metodologias e ferramentas especialmente desenhadas para o tratamento do tema “sucessão empresarial”;
  • Acolhimento do projeto por entidades de apoio/fomento ao desenvolvimento empresarial;
  • Formação de uma rede de especialistas para a prestação de serviços de assistência técnica – provavelmente com forte ligação com a Embrapa e Emater;
  • Sensibilização de empresários de pequenas e médias empresas familiares para a importância do projeto;
  • Adesão e participação das empresas.

Baixe aqui o resumo da “Prática” no formato PDF