10.000 Mulheres – empoderamento feminino por meio da educação e do financiamento

Projeto voltado ao desenvolvimento de habilidades empreendedoras e à oferta de linhas de créditos para mulheres em mercados emergentes

O projeto, idealizado pelo Banco Goldman Sachs, visa estender a formação de negócios a 10.000 mulheres ao redor do mundo, oferecendo-lhes conhecimentos em gestão de negócios e linhas de crédito para a formação de pequenos negócios.

Com isso, a iniciativa visa aumentar o número de mulheres atuando de forma decisiva no mercado de trabalho, além de ajudar na melhoria da qualidade da educação em todo o mundo.

Nome: 10,000 Women

Proponente: Goldman Sachs Foundation – Goldman Sachs Group, Inc.

Setor/Segmento: Instituição financeira

Contexto Geográfico: Sede nos EUA (Nova Iorque) e presente em outros 43 países

Referência Temporal: 2008 e segue vigente

As mulheres são responsáveis pela metade da população mundial e pela metade dos talentos disponíveis. Investir na educação e no empoderamento de mulheres tem um retorno social mais alto que qualquer outro investimento.

Segundo estudos da Corporação Financeira Internacional (IFC – International Finance Corporation), existe lacuna de crédito global de cerca de US$ 240 milhões para mulheres empresárias.

Além disso, estudo feito pelo Goldman Sachs em 2008 revelou que a maior participação das mulheres no mercado de trabalho poderia alavancar o crescimento econômico, aumentando a taxa de crescimento do PIB em 0,7% ao ano e elevando o PIB per capita em 9,1% até 2030.

Este projeto compreende duas grandes frentes:

  • Desenvolvimento de mulheres, junto a mais de 90 parceiros acadêmicos sem fins lucrativos e mais de 30 escolas de negócios, visando capacitar, bem como oferecer mentoring e networking para lideranças femininas de pequenas e médias empresas; e
  • Acesso a capital: oferecer linhas próprias de crédito por meio de fundo formado por diferentes instituições e investidores, gerido pela Corporação Financeira Internacional (IFC – International Finance Corporation).

Trinta meses após a conclusão do programa inicial, 10 mil mulheres participaram do projeto em 43 países, inclusive no Brasil. Cerca de 82% das egressas pesquisadas aumentaram suas receitas e em 71% dos casos foram adicionados novos postos de trabalho. Em média, as participantes do projeto dobraram o tamanho de sua força de trabalho e quintuplicaram as receitas.

Avaliação independente realizada pelo Centro Internacional de Pesquisa sobre Mulheres (International Center for Research on Women) demonstrou que o projeto 10.000 Mulheres cria um ciclo virtuoso: as mulheres usam os seus rendimentos e habilidades para sustentar suas famílias e comunidades e, além disso, nove em cada dez participantes passam suas experiências, conhecimentos e habilidades de negócios para outras mulheres.

O projeto segue receita que tem se mostrado eficiente no fomento ao empreendedorismo feminino, por meio de capacitação, mentoring, networking e acesso a crédito. Do ponto de vista de aplicabilidade, entende-se que iniciativa no formato proposto oferece valor para todos os componentes do projeto, sendo eles os investidores que fornecerão crédito, as instituições de educação que capacitarão as empreendedoras, além do próprio público-alvo, as mulheres.

Outro ponto importante a se destacar, é que a realização do projeto conta com a parceria de escolas de negócios de padrão mundial, e que instituições e empreendedoras brasileiras já estão participando deste projeto, o que mostra a adequação do projeto ao contexto brasileiro. No Brasil, a Fundação Dom Cabral é uma das escolas selecionadas nessa importante iniciativa, para desenvolver 800 mulheres ao longo de 5 anos, por meio de um programa de gestão de negócios.

Baixe aqui o resumo da “Prática” no formato PDF

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