Escritório Virtual – virtualização do acesso a serviços financeiros para sua democratização

Programa de banco costariquenho que utiliza plataformas online para a prestação de serviços financeiros e não financeiros.

Apesar dos avanços vivenciados nos últimos anos, como o aumento da cobertura de serviços bancários em todo território nacional, especialmente por intermédio dos denominados “correspondentes bancários”, ainda persistem enormes desafios no atendimento a micro, pequenas e médias empresas na Costa Rica.

O Programa “Escritório Virtual” do Banco Nacional da Costa Rica se propõe a viabilizar o acesso a tecnologias inclusivas por meio da prestação de serviços financeiros e não financeiros utilizando-se de plataformas online e abordagem negócio a negócio (B2B). O objetivo da prática é aumentar a cobertura dos serviços prestados reduzindo os custos de transação para o cliente.

Nome: Escritório Virtual do Banco Nacional da Costa Rica

Proponente: Banco Nacional da Costa Rica

Setor/Segmento: Todos os setores e segmentos econômicos

Contexto Geográfico: Costa Rica

Referência Temporal: desde 2007

Cobertura limitada de serviços financeiros e não financeiros em território nacional a custos relativamente elevados de transação para clientes, principalmente os do meio rural deram origem ao Escritório Virtual do Banco  Nacional da Costa Rica.

Por meio de seu Escritório Virtual, o Banco Nacional da Costa Rica passou a oferecer serviços financeiros e não financeiros adequados às necessidades dos clientes e atendimento personalizado, inclusive por meio de visitas presenciais.

Serviços oferecidos:

  • Conexão segura para a prestação de serviços financeiros, 24 horas por dia, 365 dias ao ano, dentro e fora do país;
  • Serviços financeiros de maior qualidade e disponibilidade, no conforto do seu escritório, empresa ou casa;
  • Potencialização e maximização do desenvolvimento da força de trabalho do Banco Nacional expandindo seu horizonte de ação.

O Escritório Virtual contribuiu para a melhoria da qualidade dos serviços e do relacionamento do Banco Nacional da Costa Rica com seus clientes. Hoje, cerca de 200mil clientes já realizam suas transações bancárias por meio do Internet Banking.

Escritórios bancários virtuais requerem para replicação em larga escala a pré-existência de robustas plataformas tecnológicas de virtualização.

Além disso, existem desafios a serem vencidos principalmente no meio rural, que representa universo relevante em diversos países como Brasil, onde a infraestrutura tecnológica e a inclusão digital ainda são precárias.

A prática contribui para se levar soluções relativamente pouco onerosas com vistas a melhorar o acesso a serviços financeiros, inclusive no meio rural.

No entanto, para sua replicação no Brasil, ainda se requer um processo de melhoria da infraestrutura tecnológica e de inclusão digital, em todo o território nacional, mas principalmente nas áreas rurais.

Baixe aqui o resumo da “Prática” no formato PDF

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