Formação-Ação – qualificação para a competividade empresarial

Programa que objetiva a realização de iniciativas de qualificação dirigidas a pequenas e médias empresas para que estas desenvolvam competências e aperfeiçoem sua competitividade

O Programa Formação-Ação, do Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação (IAPMEI), é orientado para a resolução de problemas empresariais e para a implementação de novos projetos empresariais. Seu público é de empresas portuguesas com até 100 trabalhadores, e é especialmente dirigido a empresários, gestores executivos, e outros colaboradores ligados à gestão.

Nome: Programa de Formação-Ação

Proponente: Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação (IAPMEI)

Setor/Segmento: Governamental

Contexto Geográfico: Portugal

Referência Temporal: 2010

O Mercado Comum Europeu observou que era necessário que os países da região desenvolvessem instrumentos de políticas econômicas capazes de promover condições favoráveis para a competitividade empresarial de micro, pequenas e médias empresas dos setores industrial, comercial, de serviços e de construção.

O programa integralmente financiado pelo governo português e é orientado para a resolução de problemas empresariais e para a implementação de novos rojetos empresariais. Associa formação presencial e virtual, e depois de diagnóstico organizacional, agrega consultoria individualizada nas empresas. As ações têm duração aproximada de 10 meses, com carga de 187 horas.

Ao final de dois anos, o IAPMEI demonstrou que atingiu 824 empreendimentos, o que comprova a aderência do programa às necessidades e expectativas das empresas de Portugal. O Instituto pretende, ainda em 2013, consolidar oito novas iniciativas nas regiões Norte, Alentejo e Centro do país, apesar da redução de verbas decorrente da crise econômica em Portugal.

Em parte, o programa se assemelha às atividades realizadas pelo Sebrae. Seria interessante comparar as atividades, tendo em vista seus contextos, e apresentar as oportunidades de compartilhamento de experiências e aprendizados. Nesse sentido, o público alvo de ambas as instituições (os pequenos negócios) é beneficiado.

Baixe aqui o resumo da “Prática” no formato PDF

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