GTSF – financiamento para fornecedores do comércio global

Programa que visa aumentar a participação de pequenos negócios como fornecedores do comércio global por meio de financiamentos específicos

Pequenos negócios enfrentam grandes dificuldades para se inserirem em cadeias de valor, especialmente no comércio internacional, sendo o acesso a financiamento adequado um dos principais gargalos deste processo.

Neste sentido, o Programa de Financiamento para Fornecedores do Comércio Global (Global Trade Supplier Finance Programme), implementado pela Corporação Financeira Internacional (IFC – International Finance Corporation), visa aumentar o acesso direto a financiamento de curto prazo para pequenos exportadores de países em desenvolvimento, reduzindo os custos financeiros e, assim, contribuindo para o aumento das vendas de fornecedores locais para empresas internacionais.

Nome: Programa de Financiamento para Fornecedores do Comércio Global

Proponente: Corporação Financeira Internacional (IFC)

Setor/Segmento: Indústria manufatureira e varejista

Contexto Geográfico: Programa Internacional

Referência Temporal: desde 2010

A exclusão ou existência de poucas oportunidades de participação de pequenos fornecedores, principalmente de países emergentes, no processo de consolidação das cadeias de valor globais, deu origem ao projeto.

Com a criação do Departamento de Comércio de Cadeias de Fornecimentos, a IFC passa a integrar o financiamento da cadeia de valor a outras iniciativas de facilitação do comércio internacional, a fim de lidar com falhas na disponibilidade de capital de giro em mercados emergentes.

A prática combina investimentos e consultorias para fornecer financiamento de curto prazo a custos reduzidos para pequenas e médias empresas em países emergentes que desejem vender para grandes empresas internacionais.

A prática aumentou diretamente o acesso a financiamento, reduzindo custos e aumentando as vendas de pequenos fornecedores para grandes compradores.

Hoje são mais de 700 fornecedores de 6 países, sendo 85% deles pequenas e médias empresas.

O Programa de Financiamento a Fornecedores do Comércio Global já nasce com natureza internacional, o que facilita sua replicação em outros países.

Ainda assim, em cada país, é necessário considerar a variação de fatores, tais como:
– A definição e a segmentação das empresas nos países de implementação da prática;
– A habilidade da instituição executora de articular redes de parceiros (tanto grandes empresas como instituições financeiras) em cada país; e
– A prévia existência de programas de encadeamento produtivo em nível nacional e a experiência das pequenas empresas locais como fornecedoras de grandes empresas internacionais.

Nesse sentido, pode ser replicada no Brasil, onde: as empresas estão bem definidas e segmentadas; há instituições (como o Sebrae) com capacidade para articular redes de parceiros; e também existem programas de encadeamento produtivo (como o do Sebrae) com diversos exemplos de pequenas empresas locais já fornecedoras e grandes empresas internacionais.

Baixe aqui o resumo da “Prática” no formato PDF

Link externo para GTSF – financiamento para fornecedores do comércio global