Clusters Regionais – redes industriais locais para o desenvolvimento empresarial

Programa norte-americano que fomenta a capacitação de aglomerados industriais

Ao reconhecer os desafios enfrentados por pequenos negócios e as abordagens personalizadas oferecidas por redes industriais, a Agência Norte-Americana para Pequenos Negócios (SBA – Small Business Administration) lançou iniciativa piloto de apoio em 10 aglomerados industriais (clusters) com qualificada capacidade organizacional e alto potencial de impacto na economia regional, conhecida como o Programa de Clusters Regionais. A ideia da iniciativa consistiu em fomentar a provisão de serviços de capacitação empresarial, consultorias, eventos de networking e matchmaking, bem como demais ações relevantes ao desenvolvimento da respectiva indústria regional no âmbito de cada cluster selecionado.

Nome: Programa de Clusters Regionais

Proponente: Agência Norte-Americana para Pequenos Negócios (SBA)

Setor/Segmento: Governo

Contexto Geográfico: EUA

Referência Temporal: 2010

O programa tinha como objetivo fomentar e apoiar 10 aglomerados industriais regionais nos Estados Unidos, de forma a aumentar as oportunidades de participação de pequenos negócios nos aglomerados econômicos locais, promover a inovação nos respectivos setores e elevar o desenvolvimento econômico regional.

A execução do programa consistiu em aportes anuais de US$ 6 milhões para o desenvolvimento das dez economias regionais por meio da promoção de conexões entre os pequenos negócios em cadeias de valor importantes à economia nacional.

A SBA efetivou contratos com as entidades de administração dos respectivos clusters com duração de um ano, extensíveis por mais um ano, e possibilidades de financiamento futuro, com vistas aos clusters proverem treinamentos, consultorias, serviços de comercialização e transferência tecnológica entre outras ações de apoio ao desenvolvimento dos pequenos negócios que lhes compõem.

O programa aumentou a participação dos pequenos negócios nos 10 clusters participantes.

Todos eles proveram serviços diretamente para os pequenos negócios que lhe integram, sendo que a maioria utilizou recursos de parceiros da SBA e a expertise de terceiros.

A participação nos clusters estimulou a integração de cadeias de fornecimento e o comércio intra-clusters, sendo que os pequenos negócios integrantes aumentaram sua capacidade de crescimento.

Programas de incentivo a clusters regionais incorporam estratégias nacionais de desenvolvimento em diversos países.

No Brasil, o desenvolvimento de iniciativa com aglomerados econômicos regionais de conceituação similar, conhecidos como Arranjos Produtivos Locais (APL), incorpora estratégia do governo, por meio do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e o respectivo Grupo de Trabalho Permanente para APL (GT-APL).

O Sebrae também já realiza diversas ações junto a APL, no âmbito de articulação e fortalecimento de rede de parceiros estratégicos.

Baixe aqui o resumo da “Prática” no formato PDF

Link externo para Clusters Regionais – redes industriais locais para o desenvolvimento empresarial