PRE-SME – utilização eficiente de recursos em pequenos negócios

Programa internacional que apoia governos nacionais no direcionamento de pequenos negócios para produções mais sustentáveis

Em 1994, a rede de Centros Nacionais de Produção Mais Limpa (National Cleaner Production Centres Programme), criada e fomentada em países em desenvolvimento pela Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO) e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), disponibilizou ferramentas e treinamentos voltados ao tema.

A partir desta experiência, foi criado o Programa de Promoção da Eficiência de Recursos em Pequenas e Médias Empresas, com vistas a melhorar as capacidades dos próprios países em apoiar os pequenos negócios na direção de uma produção mais limpa, mais segura e mais eficiente.

Nome: PRE-SME – Programa de Promoção da Eficiência de Recursos em Pequenas e Médias Empresas

Proponente: Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO) e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA)

Setor/Segmento: Organizações Internacionais

Contexto Geográfico: Costa Rica, Cuba, El Salvador, Etiópia, Líbano, Quênia, Sri Lanka, Tanzânia, Uganda e Vietnã.

Referência Temporal: 2009

O programa visa aprimorar a capacidade dos governos nacionais em apoiar pequenas e médias empresas no desenvolvimento e na implementação de programas de produção mais limpa e uso eficiente de recursos que resultem na diminuição de custos de produção e da poluição, assim como na melhoria do desempenho operacional em termos de saúde e segurança.

Desenvolvimento de um conjunto de ferramentas (toolkit), contendo diversas informações, entre as quais:

  • Vídeos, conceitos, casos, metodologia (passo-a-passo), dicas rápidas, tour virtual por setores típicos de fábricas-modelo, fichas de avaliação, dados de benchmarkings, medidas de tecnologias limpas;
  • Ferramenta de cálculo energético e biblioteca, além de material para capacitação, como manual, slides, entre outros; e
  • Aplicação do toolkit pelos Centros Nacionais de Produção Mais Limpa, por meio de pilotos de assistência direta e capacitação técnica.

O PRE-SME se encontra em implementação em dez países (Etiópia, Vietnã, El Salvador, Cuba, Costa Rica, Líbano, Sri Lanka, Tanzânia, Quênia e Uganda), não havendo resultados divulgados para todos eles.

No Vietnã, onde foi implantado em dezembro de 2009, o programa trouxe uma economia anual de cerca de R$ 450.000,00 em recursos.

O sucesso do programa levou à publicação do kit de ferramentas e de um manual.

Também foram elaborados outros materiais, incluindo um conjunto de indicadores para pequenas e médias empresas.

Especificamente no caso do Sebrae, a replicabilidade da proposta do PRE-SME é favorecida pelo fato de que foi modelada para operar por meio de instituições locais, cujo parceiro brasileiro já existe, o Centro Nacional de Tecnologias Limpas.

Bastaria a realização de ações simples, como a tradução dos conjuntos de ferramentas já existentes e a formatação do projeto de identificação e engajamento do público-alvo.

O fato de a segmentação poder ser definida de acordo com as necessidades de cada país, também facilita sua replicação.

Baixe aqui o resumo da “Prática” no formato PDF

Link externo para PRE-SME – utilização eficiente de recursos em pequenos negócios