CrediCadenas – faturamento eletrônico para pequenos negócios

Plataforma eletrônica que simplifica o processo e reduz os custos de acesso a crédito por parte de empresarios de pequeno porte

Os pequenos negócios no México, assim como no Brasil, não dispõem de escala suficiente e sofrem de assimetrias de informação para acesso a crédito e demais serviços financeiros.

A partir dessa constatação, a Nacional Financeira (Nafin), importante banco de desenvolvimento mexicano, redefiniu seu direcionamento estratégico e ampliou sua carteira de operações com micro e pequenas empresas por meio de modelo de negócios em plataforma eletrônica.

Nome: Plataforma eletrônica de financiamento e serviços de desenvolvimento empresarial

Proponente: Nacional Financeira de México (Nafin)

Setor/Segmento: Instituição financeira

Contexto Geográfico: México

Referência Temporal: 2000

Três situações deram origem ao projeto:

  1. Necessidade de simplificar e baratear o processo de concessão pelas instituições financeiras de acesso ao crédito para pequenos negócios provedores e distribuidores de grandes empresas.
  2. Necessidade de se reduzir os custos de acesso dos provedores ao crédito, por meio de blindagem de risco financeiro das grandes empresas (menor risco de crédito).
  3. Oportunidade para disponibilizar plataforma eletrônica de serviços de desenvolvimento empresarial e de leilão para financiamento de títulos de pequenas empresas inseridas em cadeias produtivas (fornecedores e distribuidores).

Credenciamento de empresas e instituições financeiras na plataforma eletrônica;

Realização de leilões eletrônicos de faturas de pequenas e médias empresas em sua relação com grandes empresas públicas e privadas;

Provimento de serviços adicionais de capacitação aos pequenos negócios para melhora da performance.

Como resultado do programa, em 2011 a plataforma atendeu a mais de 1.2 milhões de empresas e reduziu os custos operacionais já que mais de 90% do volume de operações é realizado pela internet.

A Nafin foi selecionada como finalista do prêmio Stockholm Challenge na categoria de negócios eletrônicos pelo desenvolvimento de projeto de serviços eletrônicos para pequenas empresas.

A adoção da prática no Brasil permitiria o sistema financeiro atuar de forma mais ágil e focado no fortalecimento dos elos produtivos de determinadas cadeias de valor, impulsionando a competitividade e a qualificação de fornecedores que se assemelham em formas de negócios e porte empresarial ao México.

A proposta seria adotar modelo de negócio em plataforma eletrônica de financiamento, capacitação, assistência técnica e informação para micro e pequenas empresas inseridas em cadeias produtivas, fornecedoras ou distribuidoras de grandes empresas públicas, privadas ou governo.

Trata-se de operação de cessão de direitos creditórios (performados ou não) para a instituição financiadora de segundo piso, por meio da concessão de linha de crédito rotativa.

Baixe aqui o resumo da “Prática” no formato PDF

Link externo para CrediCadenas – faturamento eletrônico para pequenos negócios