Omraan – tecnologia e inovação para o enfrentamento de desafios urbanos

Concurso que visa identificar e premiar empreendedores que desenvolvem soluções tecnológicas inovadoras e promissoras que ajudam a enfrentar desafios urbanos no Oriente Médio

O Oriente Médio tem se urbanizado rapidamente ao longo dos últimos 20 anos, o que tem provocado problemas como aumento da pobreza, congestionamentos e falta de energia nos centros urbanos. Para solucionar esses problemas ou minimizar seus efeitos, a Oasis500 organizou concurso que visa identificar e premiar empreendedores que desenvolvem soluções tecnológicas inovadoras e promissoras para o enfrentamento de desafios gerados pela crescente e contínua urbanização na região.

Nome: Omraan – tecnologia e inovação para o enfrentamento de desafios urbanos

Proponente: Oasis500

Setor/Segmento: Empresa Privada de Investimento

Contexto Geográfico: Jordânia

Referência Temporal: 2014

O Oriente Médio tem se urbanizado rapidamente ao longo dos últimos 20 anos. Isso tem provocado problemas como aumento da pobreza, congestionamentos e falta de energia nos centros urbanos.

Como esse é um movimento contínuo, as cidades precisam urgentemente de inovações capazes de melhorar essa realidade. Por isso, criou-se concurso que visa identificar e premiar empreendedores que desenvolvem soluções tecnológicas inovadoras e promissoras para o enfrentamento de problemas urbanos. Os premiados recebem $30.000 dólares, bem como participam de programa de aceleração.

A participação no concurso acontece da seguinte forma:

  1. Os participantes se inscrevem no evento e preparam uma apresentação sobre suas ideias de negócios;
  2. Os donos das melhores ideias irão ser entrevistados pela equipe do Omraan por Skype;
  3. Os vencedores são anunciados e começam um processo de 3 meses de aceleração;
  4. Os projetos são encubados no Omraan de 6 a 9 meses.

A Oasis500 já investiu em mais de 70 empresas de tecnologia, uma iniciativa inigualável por qualquer outro fundo de investimento na região, com investimentos de mais de US$ 18 milhões. Foram 1.500 pessoas treinadas, entre 4.700 inscritas, nos 19 bootcamps. O programa Omraan já conta com uma série de inscrições de startups de diversos lugares do mundo e entre as 50 já pré-selecionadas para participarem do programa, estão empresas da Espanha, Jamaica, Brasil, Jordânia, Polônia e Irlanda.

O investimento em empreendedores que desenvolvem soluções tecnológicas inovadoras e promissoras que ajudam a enfrentar desafios urbanos poderia ser replicado no Brasil, onde os grandes centros urbanos também enfrentam problemas tais como aumento da pobreza, congestionamentos, falta de energia, entre tantos outros.

Baixe aqui o resumo da “Prática” no formato PDF

Link externo para Omraan – tecnologia e inovação para o enfrentamento de desafios urbanos