Mobility for Growth – Mobilidade para Crescer

Programa lançado pela agência de inovação do governo sueco que tem como objetivo apoiar o desenvolvimento profissional de pesquisadores experientes por meio da mobilidade e da colaboração intersetorial e internacional.

Programa lançado pela VINNOVA, agência de inovação do governo sueco, destinado ao desenvolvimento profissional de pesquisadores experientes por meio da oferta de oportunidade profissionais atraentes no setor público e privado, na Suécia e outros países europeus, com financiamento para encorajar a mobilidade entre áreas, setores e países, para reforçar o seu potencial criativo e formar recursos humanos com competências para inovar e converter conhecimentos e ideias em produtos e serviços, que aqueçam a economia e beneficiem a sociedade.

Prática: Mobilidade para Crescer (Mobility for Growth)

Instituições:

  • Proponente: Vinnova
  • Executora: Vinnova (25 milhões de euros)
  • Parceira: Comissão Europeia (10 milhões de euros) bem como universidades, instituições de pesquisa, empresas, inclusive de pequeno e médio porte, outros agentes socioeconômicos europeus.

Público-alvo: pesquisadores experientes com doutorado ou pelo menos quatro anos de experiência em pesquisa e que estejam interessados na mobilidade como opção de desenvolvimento profissional.

Escopo Geográfico: Europa

Referência Temporal: Lançado em 2012 (vigente até junho de 2018)

Em 2012, o governo da Suécia identificou dois fatores no sistema de pesquisa e inovação sueco que precisavam ser conectados: o recrutamento de pesquisadores internacionais altamente experientes e oportunidades de carreira para jovens pesquisadores.

Para isso, foi lançado pela VINNOVA, agência de inovação do governo sueco, programa que visa apoiar o desenvolvimento da carreira de pesquisadores por meio da mobilidade entre setores e países.

O Programa Mobilidade para Crescer (Mobility for Growth) tem como objetivos gerais:

  • Mobilidade Intersetorial – Promover a mobilidade entre os setores público e privado;
  • Mobilidade transnacional – Promover a mobilidade dos pesquisadores e o desenvolvimento de carreiras no exterior com reintegração nacional;
  • Liderança qualificada em pesquisa e inovação – Promover a excelência por meio da melhor gestão de recursos humanos em ambientes altamente competitivos;
  • Igualdade de oportunidades – Defender e promover melhor equilíbrio entre trabalho e vida e entre os gêneros por meio de regimes de trabalho flexíveis;
  • Mobilidade como mérito – Reforçar a ideia de que a mobilidade deve ser forte mérito futuro em todos os setores que realizam pesquisa e inovação.

Vale registrar que a VINNOVA foi fundada em 2001 e tem como objetivo desenvolver a capacidade de inovar da Suécia para o crescimento sustentável em benefício da sociedade.

Também vale ressaltar que regimes de trabalho flexíveis, entre outros diferenciais, desempenham papel fundamental na atração de pessoal altamente qualificado – o que ao mesmo tempo ajuda a criar organizações mais competitivas.

O Programa Mobilidade para Crescer (Mobility for Growth) é destinado a pesquisadores experientes, com doutorado ou pelo menos quatro anos de experiência em pesquisa, e interessados na mobilidade como opção para o aperfeiçoamento de suas competências e o desenvolvimento de sua carreira.

Para a sua realização, a VINNOVA lança editais e financia, por meio de bolsas de pesquisa, treinamentos avançados e recursos para a mobilidade transnacional, por período de 12 a 36 meses em período integral. Nestes casos, o programa também possui mecanismo de reintegração.

Este programa se diferencial de outros no campo da pesquisa e da inovação por sua ênfase no desenvolvimento das competências individuais, enquanto pesquisadores e líderes, por meio de treinamentos intersetoriais e transnacionais. Além disso, o programa busca promover a igualdade de gênero.

Ao promover a mobilidade de profissionais altamente qualificados entre os setores públicos e privados, em diversos países europeus, o Programa Mobilidade para Crescer (Mobility for Growth) deverá, por um lado, desenvolver novas competências e habilidades entre os participantes, por outro resultar na presença de número crescente de pesquisadores experientes como líderes em organizações públicas e privadas de pesquisa e inovação.

Cinco anos após a conclusão do programa, espera-se terem sido realizados 25 projetos com empresas do setor privado e 15 projetos com instituições do setor público. Além disso, espera-se que 80% das verbas para pesquisa da Comissão Europeia tenham sido empregados no desenvolvimento das carreiras de pesquisadores. No longo prazo, 10 anos após a conclusão do programa, espera-se que pelo menos 25 beneficiários dessas verbas tenham assumido posições de liderança no setor público ou privado.

Iniciativas como essa poderiam ser replicadas no Brasil por capacitarem profissionais por meio de abordagem inovadora com foco na mobilidade entre setores e países, oferecendo, assim, treinamentos e oportunidades diferenciadas, bem como fomentando a cooperação entre os setores públicos e privados dos países envolvidos.