Loja virtual – Tesco Homeplus

Primeira loja virtual do mundo, que consiste em painéis com fotos de prateleiras de supermercado dispostos nas paredes de metrô da Coréia do Sul.

Em 1999, a Tesco, rede americana de supermercados, abriu uma loja na Coréia do Sul, com o nome de Homeplus. Sendo a segunda maior rede no país, percebeu, em 2011, uma oportunidade de aumentar suas vendas sem ter que aumentar o número de lojas.

Com grande parte da população tendo acesso a smartphones, a rede decidiu apostar em compras online de forma inovadora: instalou a primeira loja virtual do mundo em estações de trem em Seoul, capital do país.

A loja consiste em imagens virtuais que representam prateleiras de supermercado com os produtos mais populares da loja, dispostas nas paredes das estações da mesma forma como seriam na loja. Cada item possui um QR code correspondente, e pessoas à espera na plataforma podem escolher os itens no painel e digitalizar o QR code do item em seu celular, no aplicativo da Homeplus.

Com isto, uma cesta de compras virtual é criada e, quando o cliente finaliza o pedido, escolhe o horário de entrega em sua casa.

Prática: Loja virtual da Homeplus

Instituições:

  • Proponente: Homeplus
  • Executora: Homeplus
  • Parceira(s):

Público-alvo: Clientes do supermercado Tesco Homeplus

Escopo Geográfico: Coréia do Sul

Referência Temporal: Criada em 2011

A Tesco Homeplus, que era a segunda rede de supermercados na Coréia, queria aumentar suas vendas sem aumentar o número de lojas. Diante da observação de que os coreanos, após o horário de trabalho, tem menos disposição de fazer compras e que muitos utilizavam diariamente o metrô para se locomoverem, perceberam uma oportunidade de aumento de vendas. Eles poderiam aproveitar o tempo ocioso da espera do trem para fazer compras virtuais, evitando filas e proporcionando maior praticidade.

A Tesco Homeplus instalou nas paredes das etações de metrô de Seoul grandes displays com fotos de prateleiras de produtos, dispostos como estariam em uma loja física. As prateleiras virtuais incluem cerca de 500 itens que são normalmente encontrados em supermercados, incluindo leite, alimentos para animais, vegetais, arroz, materiais escolares e outros.

A inovação da rede de supermercados na compra online foi a substituição de menus marcados com textos por fotos dos produtos, tornando as compras mais visualmente atraentes. Cada produto contém um QR code que pode ser digitalizado pelo celular do cliente no aplicativo do supermercado, criando uma cesta de compras. Durante o processo de pagamento, os clientes podem selecionar o horário que desejam ter sua encomenda entregue em sua casa. A empresa oferece também o menu tradicional, caso a compra do cliente seja interrompida com a chegada do trem.

A campanha começou como um teste temporário em 2011 para ver a reação do público, mas, diante dos resultados, a loja virtual de metrô foi considerada um sucesso. Durante o período de experiência, 10.287 consumidores visitaram o shopping online da Homeplus através de smartphones. O número de novos usuários registrados aumentou em 76%, e as vendas on-line aumentaram 130%.

Além disso, no mesmo ano a Homeplus assumiu a primeira posição no mercado on-line e ficou em segundo lugar no mercado offline. Devido ao seu sucesso, a Tesco expandiu  as lojas também para outras estações e paradas de ônibus. A tecnologia já começou a se espalhar para outros países, como é o caso do aeroporto londrino de Gatwick.

Esse tipo de inovação no comércio seria interessante para pequenas empresas no Brasil, visto que é uma nova abordagem para vendas, que permite expandir o negócio sem a necessidade de abrir novas lojas físicas. A diminuição de custos operacionais e de instalações pode viabilizar essa abordagem e contribuir para o crescimento das empresas.

Link externo para Loja virtual – Tesco Homeplus