Apesar da busca otimista pela realização de sonhos, a juventude norte-americana, em sua maioria, não tem acesso a programas de desenvolvimento de competências e habilidades empresariais e também não dispõe de assessoramento adequado para empreender.
Diante de um cenário de alto desemprego entre os jovens do país, capacitá-los para que possam se tornar empreendedores no futuro faz-se altamente necessário.
Para isso, foi criada a ONG Lemonade Day (Dia da Limonada) que trabalha com a perspectiva de prover aos jovens de diferentes cenários socioeconômicos a oportunidade de criar seu próprio negócio, tendo experiências reais com o mundo empresarial.
Nome: Lemonade Day – o dia da limonada
Proponente: ONG Lemonade Day
Setor/Segmento: Educação
Contexto Geográfico: Estados Unidos e Canadá
Referência Temporal: desde 2007
A criação da ONG Lemonade Day encontra respaldo na perspectiva de prover aos jovens de diferentes cenários socioeconômicos a oportunidade de criar seu próprio negócio e ter experiência real com o mundo empresarial.
Há dois componentes na prática. O primeiro consiste em experiência de aprendizagem de cerca de um mês ou mais em que o jovem, participante do programa, e seu respectivo tutor/pai cumprem metodologia focada em 14 princípios que compõem o currículo da iniciativa para a abertura de uma empresa. O segundo é a implementação do processo empresarial por parte dos jovens que operam uma barraca de limonada durante o “Dia da Limonada”.
Embora o programa tenha atingido 150 mil jovens em 36 cidades, seu principal resultado se refere à aprendizagem de habilidades de negócio e princípios, independentemente de os jovens se tornarem ou não empreendedores no futuro. As competências adquiridas auxiliam no desenvolvimento pessoal enquanto líderes e responsáveis pelo seu próprio futuro.
O programa já é replicado em outras 35 localidades, afora sua cidade natal Houston, no Texas.
O tempo de implementação do programa é relativamente curto, uma vez que o material suplementar já está produzido, necessitando de pequenas adaptações às realidades locais.
Os recursos para sua efetivação dependem, em sua maior parte, de patrocinadores locais e doações, embora instituições executoras possam assumir integralmente o orçamento de forma a viabilizá-lo.
Site do Lemonade Day (inglês)
Facebook do Lemonade Day (inglês)
Canal no YouTube do Lemonade Day (inglês)
Baixe aqui o resumo da “Prática” no formato PDF
Link externo para Lemonade Day – capacitação para futuros empreendedores