Criado pela Universidade Aberta (OU – Open University), em 2011, o curso “Invenção e Inovação: Uma Introdução” tem o objetivo de introduzir o aluno no universo das invenções e das inovações, fazendo-o refletir sobre como o design e as ideias podem contribuir para o enfrentamento dos desafios ambientais e sociais futuros.
Com foco em produtos e serviços mais eficientes e sustentáveis, o curso foi especialmente desenvolvido para profissionais de setores criativos e tecnológicos, mas atrai profissionais de diversas áreas interessadas em inventar ou inovar, bem como focadas em design e evoluções tecnológicas.
O curso apresenta fatores que motivam indivíduos e organizações a inventar, trata de processos criativos pelos quais indivíduos apresentam ideias para novas invenções e inovações, e aborda obstáculos que precisam ser superados para que uma invenção ou inovação ganhe o mercado, e dos fatores que influenciam seu sucesso e utilização em massa.
Nome: Invenção e Inovação: Uma Introdução
Proponente: Univerisdade Aberta (OU)
Setor/Segmento: Educação / Ensino a Distância
Contexto Geográfico: Global, com maior concentração de acessos nos países de língua inglesa, que é a utilizada nos conteúdos.
Referência Temporal: 2011
A carência de produtos mais eficientes, sustentáveis e pertinentes aos contextos sociais motivou a criação do curso “Invenção e Inovação”.
O curso tem duração de 55 horas e, por meio de vídeos, imagens e textos distribuídos em mais de vinte partes, oferece flexibilidade ao aluno para estabelecer sua agenda de aprendizado.
O programa incentiva o aluno a desenvolver o “espírito inventor” e propicia a aquisição de conhecimentos conceituais diversos para viabilizar suas invenções.
São conceitos-chave: invenção x inovação, design, difusão, o produto campeão, o empresário, a inovação sustentada e a inovação disruptiva (aquela que quebra paradigmas).
A esse respeito, o curso apresenta exemplos de inovações disruptivas que podem introduzir uma nova forma de operar em um setor particular, desafiando as empresas existentes e abrindo novos mercados para produtos inovadores.
- Produção de mais de 40 projetos de pesquisa e desenvolvimento (P&D) e estudos de viabilidade, envolvendo mais de 60 diferentes organizações;
- Relação com mais de 10 projetos financiados pela União Europeia;
- Criação de comunidade de cerca de 400 organizações;
- Desenvolvimento de parcerias com autoridades locais, centros de treinamento e empresas;
- Premiação, em janeiro de 2013, como categoria bronze em Excelência de Gestão de Clusters, pelo Secretariado Europeu de Análise de Arranjos Produtivos – ESCA (European Secretariat for Cluster Analysis).
Nunca se falou tanto de empreendedorismo e inovação no Brasil, sendo o tema recorrente em meios especializados e também na grande mídia. Apesar disso, e da criatividade dos brasileiros, o país está longe de ser considerado inovador. Levando em conta este cenário, o curso “Invenção e Inovação: uma introdução”, da Open University (OU), poderia contribuir para aproximar a capacidade inventiva da efetividade da inovação no Brasil.
Ao contrário da maior parte dos cursos voltados para produtos tecnológicos, este amplia o ensino para o campo da reflexão, levando o aluno ao entendimento sobre o impacto e relevância de suas ideias, invenções e inovações para a sociedade, o que induz à criação mais consciente de produtos e serviços inovadores.
Baixe aqui o resumo da “Prática” no formato PDF
Link externo para Invenção e Inovação – o poder do design e das ideias