Invenção e Inovação – o poder do design e das ideias

Curso que objetiva fornecer a compreensão da invenção, do design, da inovação e da difusão como processos dinâmicos

Criado pela Universidade Aberta (OU – Open University), em 2011, o curso “Invenção e Inovação: Uma Introdução” tem o objetivo de introduzir o aluno no universo das invenções e das inovações, fazendo-o refletir sobre como o design e as ideias podem contribuir para o enfrentamento dos desafios ambientais e sociais futuros.

Com foco em produtos e serviços mais eficientes e sustentáveis, o curso foi especialmente desenvolvido para profissionais de setores criativos e tecnológicos, mas atrai profissionais de diversas áreas interessadas em inventar ou inovar, bem como focadas em design e evoluções tecnológicas.

O curso apresenta fatores que motivam indivíduos e organizações a inventar, trata de processos criativos pelos quais indivíduos apresentam ideias para novas invenções e inovações, e aborda obstáculos que precisam ser superados para que uma invenção ou inovação ganhe o mercado, e dos fatores que influenciam seu sucesso e utilização em massa.

Nome: Invenção e Inovação: Uma Introdução

Proponente: Univerisdade Aberta (OU)

Setor/Segmento: Educação / Ensino a Distância

Contexto Geográfico: Global, com maior concentração de acessos nos países de língua inglesa, que é a utilizada nos conteúdos.

Referência Temporal: 2011

A carência de produtos mais eficientes, sustentáveis e pertinentes aos contextos sociais motivou a criação do curso “Invenção e Inovação”.

O curso tem duração de 55 horas e, por meio de vídeos, imagens e textos distribuídos em mais de vinte partes, oferece flexibilidade ao aluno para estabelecer sua agenda de aprendizado.

O programa incentiva o aluno a desenvolver o “espírito inventor” e propicia a aquisição de conhecimentos conceituais diversos para viabilizar suas invenções.

São conceitos-chave: invenção x inovação, design, difusão, o produto campeão, o empresário, a inovação sustentada e a inovação disruptiva (aquela que quebra paradigmas).

A esse respeito, o curso apresenta exemplos de inovações disruptivas que podem introduzir uma nova forma de operar em um setor particular, desafiando as empresas existentes e abrindo novos mercados para produtos inovadores.

  • Produção de mais de 40 projetos de pesquisa e desenvolvimento (P&D) e estudos de viabilidade, envolvendo mais de 60 diferentes organizações;
  • Relação com mais de 10 projetos financiados pela União Europeia;
  • Criação de comunidade de cerca de 400 organizações;
  • Desenvolvimento de parcerias com autoridades locais, centros de treinamento e empresas;
  • Premiação, em janeiro de 2013, como categoria bronze em Excelência de Gestão de Clusters, pelo Secretariado Europeu de Análise de Arranjos Produtivos – ESCA (European Secretariat for Cluster Analysis).

Nunca se falou tanto de empreendedorismo e inovação no Brasil, sendo o tema recorrente em meios especializados e também na grande mídia. Apesar disso, e da criatividade dos brasileiros, o país está longe de ser considerado inovador. Levando em conta este cenário, o curso “Invenção e Inovação: uma introdução”, da Open University (OU), poderia contribuir para aproximar a capacidade inventiva da efetividade da inovação no Brasil.

Ao contrário da maior parte dos cursos voltados para produtos tecnológicos, este amplia o ensino para o campo da reflexão, levando o aluno ao entendimento sobre o impacto e relevância de suas ideias, invenções e inovações para a sociedade, o que induz à criação mais consciente de produtos e serviços inovadores.

Baixe aqui o resumo da “Prática” no formato PDF

Link externo para Invenção e Inovação – o poder do design e das ideias