De mãos dadas – desenvolvimento comunitário para o alívio da pobreza

Prática indiana que promove a diminuição da pobreza e a autosuficiência de grupos desfavorecidos

O distrito Kancheepuram, no estado de Tamil Nadu, localizado na região sul da Índia, que é famoso por sua indústria de seda, mas também o era pela exploração do trabalho infantil, motivou a criação da ONG Hand in Hand.

Inicialmente, a prática visava erradicar o trabalho infantil e colocar as crianças na escola. Posteriormente, percebeu-se que esse era apenas um aspecto da pobreza global. Em 2004, a Hand in Hand ampliou seu foco para uma abordagem integrada de desenvolvimento por meio de programas em cinco áreas distintas: Eliminação do Trabalho Infantil e Educação; Centros Cívico-Empresariais; Grupos de Autoajuda; Meio Ambiente; e Saúde.

Nome: De mãos dadas

Proponente: Hand in Hand International

Setor/Segmento: Fundo Público de Caridade

Contexto Geográfico: Índia

Referência Temporal: 2004

A iniciativa iniciou sua operação como uma ONG em Kancheepuram, um distrito no estado sul-indiano de Tamil Nadu, que é famosa por sua indústria de seda. O trabalho infantil era um problema existente na região. O objetivo inicial era eliminar o trabalho infantil e colocar as crianças na escola. Com os resultados obtidos, e com a percepção de que o trabalho infantil era apenas um aspecto da pobreza global, em 2004 foi ampliado o foco para uma abordagem integrada de desenvolvimento.

A Hand in Hand trabalha em cinco áreas distintas:

  1. Eliminação do Trabalho Infantil e Educação: desde o início, a Hand in Hand é comprometida com a erradicação do trabalho infantil e a inclusão das crianças na escola.
  2. Centros Cívico-Empresariais: por meio destes centros, os empresários rurais podem ter uma fonte de receitas, mas também os cidadãos podem acessar informações sobre o governo e a sociedade civil.
  3. Grupos de Autoajuda: criados para auxiliar na capacitação de mulheres das comunidades pobres, para ajudá-las a criar e desenvolver pequenos negócios, bem como ampliar sua confiança.
  4. Meio Ambiente: ajuda no gerenciamento de resíduos sólidos e na gestão de recursos naturais, por meio de plantio de árvores, limpeza de lagoas, criação de represas e construção de usinas de biogás.
  5. Saúde: busca garantir que os grupos mais pobres e marginalizados da sociedade tenham acesso a cuidados de saúde e sejam conscientes dos seus direitos à saúde.
  • Desde o início do projeto, mais de 600 mil empresas foram criadas ou fortalecidas, com mais de INR 12.555,58 milhões de crédito fornecido.
  • Mais de 23 mil mulheres foram salvas da anemia.
  • Mais de 07 mil crianças foram salvas da desnutrição.
  • Mais de 380 mil famílias foram atendidas pela coleta de lixo.
  • Mais de 230 mil crianças foram matriculadas e mantidas na escola.

O modelo proposto pela Hand in Hand India tem se provado escalável, uma vez que está sendo implementando em outros 12 países. A ONG disponibiliza mentores, suporte gerencial e consultoria a projetos-piloto. O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) financia projeto piloto em áreas rurais pobres do nordeste brasileiro, com consultoria da HIH e parceria de ONGs locais.

Baixe aqui o resumo da “Prática” no formato PDF

Link externo para De mãos dadas – desenvolvimento comunitário para o alívio da pobreza